04/11/2022

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

04/11/2022

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

90 anos do voto feminino no Brasil

O voto feminino no Brasil foi reconhecido em 1932. São noventa anos de uma conquista política das mulheres – de poderem votar e ser votadas. Essa conquista foi resultado de muitas lutas dentro e fora do Brasil. E pode-se dizer que a presença das mulheres na política abriu caminho para outros avanços. No início, o voto das mulheres era facultativo.

Foi incorporado à Constituição de 1934 e só em 1965 tornou-se obrigatório. Para marcar as nove décadas da conquista do voto feminino no Brasil, a Secretaria da Mulher e o Centro Cultural da Câmara dos Deputados, com apoio do Instituto Avon, apresentam a exposição “90 anos do voto feminino no Brasil”. Esse também é o tema do Elas Pautam desta semana, que recebe a deputada Rosangela Gomes (Republicanos-RJ) e a curadora da exposição, Angélica Kalil.

Apresentação: Cassiana Tormin
Direção: Fernanda Vanacôr Bretanha

Elas Pautam

Elas Pautam - mulheres na política, conta com a participação de duas parlamentares, numa conversa informal sobre temas diversos de interesse da bancada feminina, tendo como anfitriã uma jornalista da TV Câmara.

Programa de debate quinzenal, exibido sexta-feira, 20h30

NOSSAS REDES