Expressão Nacional

Programas da TV Câmara

Estreia: 19/09/2022

Candidaturas femininas

A lei determina que os partidos devem destinar os recursos do Fundo Eleitoral proporcionalmente ao total de candidatas e negros. O percentual para as mulheres não pode ficar abaixo de 30%. No caso dos negros, se um partido lançou 50% de candidatos que se identificam como negros, eles devem receber 50% dos recursos do Fundo. Os partidos ainda podem atingir as cotas até o fim da eleição, com a prestação de contas da campanha. O Expressão Nacional de hoje pergunta: em que pé estão as candidaturas femininas e de negros? Afinal, nesta eleição, o TSE registra aumento de 30% no número de candidatas e de 54% no número de candidatos negros, em comparação com a eleição passada.

Participe enviando perguntas ou comentários pelo WhatsApp (61) 99620-2573, Facebook e Twitter nos perfis @tvcamara, @camaradeputados.

Convidados:

  • Deputada Tereza Nelma (PSD-AL) - Procuradora da Mulher da Câmara dos Deputados;
  • Clara Araújo - professora de pós-graduação em Ciências Sociais e coordenadora acadêmica do Núcleo de Estudos sobre Desigualdades e Relações de Gênero da Universidade Estadual do Rio de Janeiro;
  • Daniela Rabello - cientista política e autora do livro "Faça Você Mesma: Guia Completo da Mulher na Política ";
  • Ana Cláudia Oliveira - coordenadora de pesquisa do Observatório Nacional da Mulher na Política, que integra a Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados.

Apresentação: Aline Machado
Produção: Tânia Paula
Direção: Chiaro Trindade

Expressão Nacional

Debate sobre grandes temas da agenda nacional, com deputados e representantes do Governo e da sociedade civil.

Ao vivo toda segunda-feira, às 11h, no canal da Câmara dos Deputados no YouTube, com estreia na TV Câmara às terças, 22h, e reprises na quarta-feira, às 21H30, quinta, 22h, sábado,às 8h, e domingo, às 9h e às 20h.

NOSSAS REDES