Direto da Câmara - Especial

Programas da TV Câmara

Estreia: 08/09/2022

Direto da Câmara - Especial 200 anos da Independência do Brasil (parte 1)

O Congresso Nacional promoveu sessão solene para comemorar os 200 anos da Independência do Brasil. Da redação da TV Câmara, a jornalista Sandra Amaral recebeu o consultor legislativo Theodoro Menk e o jornalista e escritor Eduardo Bueno, ambos integrantes da comissão que organizou os eventos realizados na Câmara em torno dos 200 anos da Independência.

Após a sessão solene, repórteres no Salão Verde entrevistaram deputados e convidados.

Sessão solene: A sessão reuniu os presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL); do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, entre outras autoridades brasileiras e também estrangeiras, como os presidentes de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa.

A sessão solene para celebrar o Bicentenário da Independência foi solicitada pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), e pelos deputados Joenia Wapichana (Rede-RR) e Túlio Gadêlha (Rede-PE). A Comissão Especial da Independência do Brasil foi coordenada pelo deputado Enrico Misasi (MDB-SP).

Comemorações: Como parte da história e guardiã da memória do País, a Câmara dos Deputados tem realizado uma série de eventos desde 2017, como sessões solenes, exposições, concursos e lançamento de publicações, para lembrar fatos importantes que antecederam a data.

A mostra "O movimento da Independência" destaca marcos históricos que permitiram que, em 7 de setembro de 1822, D. Pedro declarasse o Brasil independente de Portugal.

Já a exposição “Poder, Parlamento e Governo no Brasil” exibe livros e documentos do Centro de Documentação e Informação da Câmara e do Arquivo Nacional; medalhas do Museu da Câmara, entre outros itens relevantes do acervo da Casa. Ambas poderão ser visitadas até esta sexta-feira (9).

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Apresentação: Sandra Amaral

Direto da Câmara - Especial

Reportagens especiais sobre temas que mobilizam a sociedade e o Legislativo.

NOSSAS REDES