01/07/2022

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

01/07/2022

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Mulheres na Política e no Poder

O aumento da participação de mulheres na Mesa Diretora da Câmara sempre foi um dos principais objetivos da bancada feminina. Pra isso, as parlamentares também trabalham para estimular a participação da mulher na política e no processo eleitoral.
Apesar de as mulheres representarem mais de 50% do eleitorado e da população do País, somente em 2018 as eleitas chegaram a 15% do total de cadeiras da Câmara. Nas eleições municipais de 2020, para as Prefeituras, apenas 12% de mulheres foram eleitas; e para as Câmaras Municipais, só 16%.
Na Câmara, o resultado da luta das bancadas femininas, por aprovação de novas leis, veio com o aumento da participação das mulheres na Mesa Diretora e o fortalecimento da bancada, com mais espaço para discutir e aprovar suas propostas.
Vamos conhecer mais detalhes sobre essa articulação com a deputada Geovania de Sá (PSDB-SC), eleita para a 3ª Secretaria da Câmara, e a deputada Flávia Arruda (PL-DF), que foi a primeira mulher a presidir a Comissão Mista de Orçamento e também foi ministra da Secretaria de Governo da Presidência da República.

Apresentação: Regina Assumpção
Produção: Ewerton Falcão
Direção: Fernanda de Bretanha

Elas Pautam

Elas Pautam - mulheres na política, conta com a participação de duas parlamentares, numa conversa informal sobre temas diversos de interesse da bancada feminina, tendo como anfitriã uma jornalista da TV Câmara.

Programa de debate quinzenal, exibido sexta-feira, 20h30. Reprises: sábados, às 14h30 e às 21h30; domingos, às 9h, às 15h30 e as 23h; segundas, às 19h; terças, às 22h; e quartas, às 22h30.

NOSSAS REDES