23/02/2013

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

23/02/2013

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Mar Pequeno

O documentário Mar Pequeno visita o cotidiano e o imaginário de caiçaras da região de Cananeia, litoral sul do estado de São Paulo, na divisa com o estado do Paraná. O filme dá voz aos personagens – pescadores artesanais, fandangueiros, artesãos e pequenos comerciantes, habitantes das ilhas e do continente, na vasta área da foz recortada do rio Ribeira – e mostra aspectos de sua convivência antiga e renovada com a natureza, em áreas de preservação ambiental.

Nessa região de natureza exuberante – que abriga a maior área de Mata Atlântica contínua do Brasil e o Complexo Estuarino-Lagunar do rio Ribeira do Iguape, declarado Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (1993) e Patrimônio Natural da Humanidade (UNESCO, 1999) –, os personagens vivem o desafio paradoxal de lidar com o declínio notável de sua principal atividade econômica, a pesca artesanal, ameaçada pela pesca industrial de grandes embarcações e pelo impacto ambiental.

O filme mostra que a escassez crescente do pescado e as questões ambientais estão cada vez mais presentes na vida desses personagens. O ecoturismo, ainda incipiente na região, mostra-se como alternativa de geração de renda e avança, recrutando cada vez mais pessoas, famílias inteiras, que tinham na pesca, até bem pouco tempo, sua única fonte de renda e um dos pilares de sua cultura tradicional. O custo é alto.

 

Ficha Técnica

Direção e roteiro: Deborah Dornellas
Fotografia: Marconni Andrade
Produção: Deborah Dornellas e TV Câmara

Duração: 28 minutos

Mar Pequeno

O documentário Mar Pequeno visita o cotidiano e o imaginário de caiçaras da região de Cananeia, litoral sul do estado de São Paulo, na divisa com o estado do Paraná. O filme dá voz aos personagens – pescadores artesanais, fandangueiros, artesãos e pequenos comerciantes, habitantes das ilhas e do continente, na vasta área da foz recortada do rio Ribeira – e mostra aspectos de sua convivência antiga e renovada com a natureza, em áreas de preservação ambiental. Produzido em 2013 pela TV Câmara.

NOSSAS REDES