Palavra Aberta

Programas da TV Câmara

31/03/2020 - 07h30

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

31/03/2020 - 07h30

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Gastão Vieira propõe responsabilidade solidária dos entes federados na aplicação de recursos para Covid

 

Com a aprovação do Estado de Calamidade Pública, o deputado Gastão Vieira (Pros-MA) apresentou um projeto pra garantir que o decreto não será um cheque em branco aos governos.

A proposta prevê uma responsabilidade solidária dos entes federados para que as medidas necessárias sejam tomadas, mas com responsabilidade pela aplicação dos recursos.

O deputado Gastão Vieira (Pros-MA) enfatiza que o projeto quer evitar dar um cheque em branco aos governos com o decreto da calamidade pública, tem que se colocar limites às administrações federal, estadual e municipal. Diz que proposta prevê uma responsabilidade solidária dos entes federados para que as medidas necessárias sejam tomadas, mas com responsabilidade pela aplicação dos recursos.

Ele comenta a medida cautelar do STF, que flexibiliza as leis de Responsabilidade Fiscal e de Diretrizes Orçamentárias, dizendo que a decisão é sábia, dentro do combate à pandemia.

O deputado defende ainda a criação de um Orçamento único para o combate ao corona, separado do orçamento atual, com conta específica para movimentação financeira a serem empregadas nas medidas necessárias para o combate à Covid19. E disse que é favorável ao uso dos recursos das emendas parlamentares e que os primeiros recursos já saíram dessas emendas.

Com o Congresso voltado para a aprovação de propostas emergenciais para combater a pandemia, o deputado defende também que o Fundeb seja prorrogado por mais um ano, até 2021. Com mais prazo, a comissão que analisa a transformação do Fundo em medida permanente, teria mais tempo para definir o tema. Se não houver nenhuma mudança, o Fundeb, que garante recursos para a educação básica, será extinto no final deste ano.

Apresentação: Regina Assumpção

Siga-nos também nas redes sociais:

 

E conheça nossos canais de participação:
http://www2.camara.leg.br/participaca…

Palavra Aberta

Em entrevista, os deputados falam sobre projetos de lei e discussões em pauta nas comissões ou no Plenário.

NOSSAS REDES