Participação Popular

Programas da TV Câmara

02/03/2020 - 13h00

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

02/03/2020 - 13h00

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Dengue e Coronavírus: como enfrentar as viroses?

 

A chegada do coronavírus ao país traz mais um desafio à saúde dos brasileiros nesse fim de verão. A doença, classificada como emergência global pela Organização Mundial da Saúde, se soma ao triste roteiro das epidemias de dengue de todos os anos no Brasil. O cenário levanta uma questão: como a população e as autoridades de saúde devem se preparar para enfrentar essas epidemias de vírus cada vez mais frequentes nos nossos dias?

Desde janeiro, mais de 94 mil casos de dengue já foram registrados no país e ao menos 12 pessoas já morreram, segundo o Ministério da Saúde. A preocupação das autoridades é que não se repitam os números de 2019, quando mais de 1,5 milhão de casos dengue foram notificados, um aumento de 488% em relação a 2018. Também no ano passado, 782 pessoas morreram da doença em todo o país. As chuvas intensas e o calor típico tornam o verão o período ideal para a proliferação do Aedes aegypti, o mosquito que transmite não só a dengue, mais também o vírus da zica, da febre amarela e da chikungunya.

Com a confirmação no Brasil do primeiro caso de Covid19, como é chamado o novo coronavírus, o Ministério da Saúde afirmou que o país está preparado para fazer testes e para garantir que casos confirmados sejam monitorados e tratados. Até agora o vírus já infectou quase 80 mil pessoas em todo o mundo. Aqui, o primeiro caso confirmado foi na cidade de São Paulo.

Como é possível frear o avanço dessas doenças no Brasil?

O Participação Popular vai discutir o tema ao vivo no programa do dia 02 de março. Participe!

Participam:

  • Deputado Dr. Luiz Ovando (PSL-MG), médico cardiologista, geriatra, e do esporte, professor aposentado da UFMS, e membro da Comissão de Seguridade Social e Família;
  • Deputado Dr. Luiz Antonio Teixeira Júnior (PP-RJ), Coordenador da Comissão Externa de Ações Preventivas do Coronavírus no Brasil;
  • Rodrigo Said, Coordenador-geral de Vigilância em Arboviroses do Ministério da Saúde;
  • Wildo Navegantes de Araújo - Professor de Epidemiologia, Núcleo Medicina Tropical da Universidade de Brasília;
  • Jurandi Frutuoso Silva, Secretário Executivo do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass);
  • Ricardo Palácios, Diretor da Divisão de Ensaios Clínicos do Instituto Butantan.

Apresentação: Fabrício Rocha

 

Assista e participe desse programa. Ele vai ao ar na segunda-feira, ao vivo, das 13h às 14h, na TV Câmara, no portal Câmara Notícias (http://tv.camara.leg.br) e no canal da Câmara no YouTube (youtube/câmaradosdeputados).

Comentários e perguntas podem ser feitos pelo telefone 0800-619-619, por e-mail para participacaopopular@camara.leg.br , pelo WhatsApp no número (61) 99620-2573 ou pelo chat do YouTube e Facebook da Câmara dos Deputados, que farão transmissão simultânea com a TV Câmara.

 

Siga-nos também nas redes sociais:

http://www.facebook.com/tvcamara

http://www.twitter.com/tvcamara

Conheça nossos canais de participação:

http://www2.camara.leg.br/participaca…

Participação Popular

O que o cidadão comum acha dos temas que o Congresso discute? Um programa de TV que reúne populares, políticos e especialistas que dão uma visão particular sobre o que movimenta os debates parlamentares. É o Participação Popular, onde erro médico, drogas, trânsito, questões trabalhistas, sexualidade, enfim, tudo pode ser discutido. Este programa dispõe de legenda oculta, na versão exibida na TV Câmara.

Programação de Janeiro 2024 | Segunda à sexta das 12 às 13h, ao vivo.

NOSSAS REDES

MAIS CONTEÚDO SOBRE