Fatos e Opiniões

Programas da TV Câmara

21/02/2020 - 21h00

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

21/02/2020 - 21h00

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Bancada feminina da Câmara aprova dois projetos em prol da saúde da mulher

 

Confira os principais destaques do plenário nesta edição do Fatos e Opinões:

› Crédito Rural - Nesta semana, os deputados concluíram a votação da MP que cria novas regras para liberação de crédito para o setor rural. Estavam faltando as sugestões dos partidos para alterarem o texto base, que havia sido aprovado na semana passada. Logo no início dos debates, alguns deputados pediram que a proposta fosse retirada de pauta, enquanto outros defendiam a votação. De todas as propostas de modificação do texto, uma do PCdoB foi a mais disputada. O partido queria retirar da MP a possibilidade de o banco ficar com o trecho da terra dado em garantia, caso o produtor deixasse de pagar o empréstimo por 60 dias. A proposta do PCdoB foi rejeitada, assim como a maioria das tentativas de modificação do texto da medida provisória do crédito rural. A votação foi concluída e a proposta segue para o Senado.

› Greve dos Petroleiros – A greve dos petroleiros da Petrobrás foi um dos temas dos embates políticos que mobilizaram os discursos no Plenário da Câmara.  A greve foi motivada pela demissão de quase mil funcionários da Araucária Nitrogenados, que é uma subsidiária da Petrobrás responsável pela fabricação de fertilizantes.

› Reformas – As reformas administrativa e tributária foram de igual modo muito debatidas nesta semana. Deputados dos mais diferentes partidos apresentaram argumentos favoráveis, contrários ou sugestões para as propostas. A comissão que vai elaborar a reforma tributária foi instalada pelo presidente do Congresso, Davi Alcolumbre, na quarta-feira (19). São 25 deputados e 25 senadores que têm 45 dias para apresentarem um texto. A reforma administrativa deve ser enviada ao Congresso também nestes primeiros meses de 2020.

› Fala do Presidente Bolsonaro – Um comentário do presidente Jair Bolsonaro sobre o trabalho da jornalista da Folha de São Paulo, Patrícia Campos Mello, também teve muita repercussão no Plenário.

› Projetos Aprovados – A semana de votações no Plenário terminou com a aprovação de dois projetos defendidos pela bancada feminina. O primeiro foi o que assegura exame gratuito para mulheres jovens com risco de câncer ou que necessitem completar o diagnóstico. A proposta foi enviada para sanção presidencial. Também foi aprovado o projeto que cria o Dia Nacional de Luta contra a Endometriose, que será comemorado sempre no dia 13 de março. O texto foi enviado ao Senado.

 

Siga-nos também nas redes sociais:

http://www.facebook.com/tvcamara

http://www.twitter.com/tvcamara

Conheça nossos canais de participação:

http://www2.camara.leg.br/participaca…

Conheça nossos termos de uso:

https://www.camara.leg.br/tv/562840-t...

Fatos e Opiniões

O programa traz toda semana um compacto dos principais debates no Plenário Ulysses Guimarães, , em 30 minutos editados por tema, a partir das matérias legislativas postas em votação, de forma objetiva, numa linguagem atraente.

Telejornal exibido às sextas-feiras, 22h30, com reprises no sábado, às 23h, domingo, às 17h30 e 21h30, e na segunda, às 8h

NOSSAS REDES