Fatos e Opiniões

Programas da TV Câmara

13/12/2019 - 21h00

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

13/12/2019 - 21h00

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Fatos e Opiniões - 13/12/2019

 

Saiba o que aconteceu no Plenário da Câmara nesta semana:

  • Saneamento Básico - Por 276 votos favoráveis e124 contrários os deputados aprovaram o novo marco regulatório do saneamento.  A principal mudança garante aos municípios a renovação dos atuais contratos de programa até 30 de março de 2022. Foram mais de dez horas de intensos debates em plenário. A sessão para votação da proposta que cria o marco do saneamento básico foi marcada por muitas divergências. Os parlamentares contrários afirmavam que a proposta traria prejuízo para regiões pobres do país. E usavam dispositivos regimentais na tentativa de adiar a votação. Na próxima semana será analisados os destaques, que são propostas de mudança ao texto.
  • Internet nas Escolas - O Plenário da Câmara aprovou projeto de lei que permite o uso de recursos do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust) para a ampliação da banda larga em escolas públicas.  A possibilidade de extinção do Fust em dez anos foi um dos pontos que provocou polêmica em plenário. Depois de muita negociação, um acordo em plenário possibilitou a aprovação da proposta. Como o projeto foi alterado, o texto volta para o Senado para ser apreciado novamente.
  • Faixa de Fronteira -  O Plenário da Câmara aprovou também projeto de lei que prorroga até 2025 o prazo para donos de propriedades em faixa de fronteira poderem confirmar a propriedade perante os cartórios de registro de imóveis. A matéria será analisada ainda pelo Senado.
  • Reestruturação do COAF- Outra proposta aprovada pelos deputados foi a medida provisórias que reestrutura o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf). Pelo texto aprovado, o órgão permanecerá no Banco Central, mas retomará o nome Conselho de Controle de Atividades Financeiras. O texto ainda precisa ser votado no Senado.
  • Congresso Mantém Vetos - Em sessão do Congresso Nacional foram mantidos vetos à minirreforma eleitoral. Com isso, os partidos continuam proibidos de usar dinheiro do fundo partidário para pagar multas previstas na legislação eleitoral ou partidária. Na mesma sessão foi mantido o veto a dispositivo que pretendia conceder preferência à  indenização das marisqueiras que ficaram impossibilitadas de exercer sua atividade em razão de desastres ambientais.

Siga-nos também nas redes sociais:

http://www.facebook.com/camaradeputados

http://www.twitter.com/camaradeputados

Conheça nossos canais de participação:

http://www2.camara.leg.br/participaca...

Fatos e Opiniões

O programa traz toda semana um compacto dos principais debates no Plenário Ulysses Guimarães, , em 30 minutos editados por tema, a partir das matérias legislativas postas em votação, de forma objetiva, numa linguagem atraente.

Telejornal exibido às sextas-feiras, 22h30, com reprises no sábado, às 23h, domingo, às 17h30 e 21h30, e na segunda, às 8h

NOSSAS REDES