Participação Popular

Programas da TV Câmara

09/12/2019 - 13h00

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

09/12/2019 - 13h00

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Transplante de órgãos e a vontade da família

 

O tema da doação de órgãos voltou ao debate nacional com a notícia de que o apresentador Gugu Liberato, morto no dia 22 de novembro, foi um doador. Para o grupo de pessoas que aguarda na fila de transplantes, a atitude do apresentador e da família dele pode representar a cura.

Para que os órgãos sejam doados após a morte, além do desejo em vida da pessoa, é fundamental que a família autorize o procedimento. Por isso, a importância de comunicar em vida os familiares e amigos.

O Brasil tem o maior sistema público de transplantes do mundo. Nos últimos 10 anos houve um amento no número de transplantes. De janeiro a setembro desse ano, foram realizados 5.807 transplantes de órgãos de pessoas falecidas, quase 11 mil transplantes de córneas e tecidos e 2.575 de medulas ósseas. Mesmo assim, mais de 40 mil pessoas aguardam na fila por uma chance.

No Participação Popular do dia 9/12 debatemos sobre o funciona o sistema brasileiro de transplantes e tirar as dúvidas que ainda possam impedir você de ser um doador.

Participam:

  • Deputado Wilson Santiago – PTB/PB (autor do PL 5368/2019);
  • Romulo Maroccolo Filho - Chefe do Centro de Transplantes do Hospital Universitário de Brasília, médico urologista da Secretaria de Estado de Saúde Pública do Distrito Federal e da Universidade de Brasília;
  • Nelma Rodrigues da Silva– professora aposentada, transplantada renal;
  • Manoel Messias dos Santos – transplantado cardíaco;
  • Comando de Operações Aeroespaciais da FAB – Força Aérea Brasileira.

Apresentação – Fabrício Rocha

Direção – Iroã Simões

Reportagem – Paulo José

Produção – Rosana Ferreira

Participação Popular vai ao ar na segunda-feira,ao vivo,das 13h às 14h,na TV Câmara, no portal Câmara Notícias (http://tv.camara.leg.br) e no canal da Câmara dos Deputados no YouTube.

Comentários e perguntas podem ser feitos pelo telefone 0800-619-619, por e-mail para participacaopopular@camara.leg.br , pelo WhatsApp no número (61) 99620-2573, pelo chat do YouTube e também pelo Twitter e Facebook da @tvcamara, que fara transmissão simultânea com a TV Câmara.

Participação Popular

O que o cidadão comum acha dos temas que o Congresso discute? Um programa de TV que reúne populares, políticos e especialistas que dão uma visão particular sobre o que movimenta os debates parlamentares. É o Participação Popular, onde erro médico, drogas, trânsito, questões trabalhistas, sexualidade, enfim, tudo pode ser discutido. Este programa dispõe de legenda oculta, na versão exibida na TV Câmara.

Programação de Janeiro 2024 | Segunda à sexta das 12 às 13h, ao vivo.

NOSSAS REDES

MAIS CONTEÚDO SOBRE