03/12/2019 - 14h00

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

03/12/2019 - 14h00

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Racismo: Exclusão Social de Pessoas Negras

#Ocupação discute as dificuldades de ascensão social e econômica dos negros no Brasil. Mais da metade da população brasileira é composta de negros. Mas, mesmo sendo a maioria, isso não se reflete em ascensão social e econômica. Segundo o IBGE, os que se declaram pretos são 19,2 milhões. 89,7 milhões se declaram pardos. Isso representa aproximadamente 56% da população, já que o IBGE conceitua como negros a soma de pretos e pardos.

Mesmo que, pela primeira vez, sejam maioria no ensino superior público brasileiro - reflexo de políticas públicas como o sistema de cotas - os negros continuam minoria em posições de liderança no mercado de trabalho, entre os representantes políticos no Legislativo ou na Magistratura. Além disso, os negros formam a maior parte da população carcerária. E a maioria das vítimas de homicídio. Eles também enfrentam mais dificuldade para encontrar empregos do que os brancos. E recebem salários menores, mesmo quando têm a mesma qualificação.

Participam:

  • Bira do Pindaré – PSB/MA

Deputado Federal exercendo o primeiro mandato. É bancário concursado, professor, advogado, mestre em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Maranhão. Foi Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação no Governo de Flávio Dino. Na Câmara dos Deputados é vice-presidente do PSB, titular da Comissão de Educação, membro das Comissões de Direitos Humanos e de Agricultura. Também é o presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Quilombolas.

  • Professor Joziel - PSL/RJ

Deputado Federal exercendo o primeiro mandato. Bacharel em Teologia, formou-se também em Ciências Sociais e foi professor. Foi vereador em sua cidade natal e Subsecretário de meio ambiente. É titular da Comissões de Meio-Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e da Comissão de Viação e Transportes.

  • 70 universitários de todo o país que estão em Brasília participando do estágio-visita, acompanhando as atividades do Congresso e as simulações do processo Legislativo.

 

Apresentação: Sandro Farias

Direção: Wagner Caribé/Fabio Henry

Produção: Rosana Ferreira

 

Siga-nos também nas redes sociais:

http://www.facebook.com/camaradeputados

http://www.twitter.com/camaradeputados

Conheça nossos canais de participação: http://www2.camara.leg.br/participaca..

Ocupação

A cada mês, um debate com universitários sobre os assuntos mais quentes do país e do Congresso

Mensal, na quinta-feira, 19h. Reprises aos sábados, 1h (da manhã); domingo, às 18h; segunda, 00h30.

NOSSAS REDES

MAIS CONTEÚDO SOBRE