Participação Popular

Diabetes – como evitar e controlar a doença

Quase 17 milhões de adultos entre 20 e 79 anos são diabéticos no Brasil, segundo a pesquisa da Federação Internacional de Diabetes. E esse número pode ser ainda maior, já que boa parte da população não sabe que tem a doença, que cresce a cada ano no nosso país e no mundo.

A doença acontece quando o pâncreas não produz mais insulina suficiente ou quando o organismo não pode utilizar de maneira adequada a insulina que é produzida. A insulina é um hormônio que controla a quantidade de glicose no sangue. A glicose é um tipo de açúcar básico que ingerimos na alimentação. Esse descontrole pode causar graves danos à saúde, alguns irreversíveis se não cuidados adequadamente.

O #ParticipaçãoPopular debateu sobre os tipos de diabetes, e a relação com o estilo de vida para evitar e controlar a doença.

 Convidados:

  • Jane Dullius - Coordenadora do Doce Desafio, programa da  Faculdade Educação Física da UnB ;
  • Flavio Cadegiani - médico endocrinologista e metabologista, pós-graduado em nutrologia;
  • Alexandra Rubim - endocrinologista
  • Skype com a Deputada Federal Flávia Morais- PDT/GO;
  • Skype com Aline Peach, autora do Blog da Aline no De Olho no Diabetes

Assista e participe desse programa. Ele vai ao ar na segunda-feira, ao vivo, das 13h às 14h, na TV Câmara, no portal Câmara Notícias (http://tv.camara.leg.br) e no canal da Câmara no YouTube (câmera.leg.br/youtube).

Comentários e perguntas podem ser feitos pelo telefone 0800-619-619, por e-mail para participacaopopular@camara.leg.br , pelo WhatsApp no número (61) 99620-2573 ou pelo chat do YouTube e Facebook da Câmara dos Deputados, que farão transmissão simultânea com a TV Câmara.

Apresentação: Fabrício Rocha Direção: Iroã Simões Reportagem: Daniela André Produção: Rosana Ferreira

Participação Popular

O que o cidadão comum acha dos temas que o Congresso discute? Nesse programa, populares, políticos e especialistas dão a sua visão do que movimenta os debates parlamentares. Mande sua pergunta ou opinião para o 0800 619 619, o email participacaopopular@camara.leg.br ou pelo Twitter @participacaopop

Estreia: segunda, às 13h. Reprises: segunda, 22h; quarta, à 1h e às 21h30; sábado, às 16h; domingo, às 10h.

Todas as Edições