Participação Popular

Como entender os rótulos dos alimentos

Os consumidores brasileiros entendem bem os rótulos dos alimentos?

Os rótulos dos produtos nas prateleiras dos supermercados devem conter informações sobre conservantes, lactose, glúten e demais itens usados na composição de alimentos enlatados e processados. Essas informações são especialmente importantes para pessoas com algum tipo de alergia ou intolerância a ingredientes ou com doenças como diabetes, obesidade e hipertensão.

Agora, um novo modelo de rotulagem dos alimentos está sendo proposto pela ANVISA com o objetivo de deixar mais claro para o consumidor quando um produto tem muito sódio, gordura ou açúcar em sua composição. A ANVISA-Agência Nacional de Vigilância Sanitária é o órgão responsável por estabelecer como deve ser a rotulagem dos alimentos.

No Participação Popular vamos explicar no que você precisa prestar atenção para não se enganar e escolher os melhores alimentos.

Convidados:

  • Patrícia Gentil - Consultora de Políticas para Alimentação Saudável do IDEC-Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor;
  • Luisete Moraes Bandeira - Pesquisadora do Núcleo de Estudos Epidemiológicos em Saúde e Nutrição da Universidade de Brasília (NESNUT/UnB); Especialista em Políticas de Alimentação e Nutrição (FIOCRUZ).

Por Telefone: Deputado Federal Bohn Gass – PT/RS

Assista e participe desse programa. Ele vai ao ar na segunda-feira, ao vivo, das 13h às 14h, na TV Câmara, no portal Câmara Notícias (http://tv.camara.leg.br) e no canal da Câmara no YouTube (youtube/câmaradosdeputados). Comentários e perguntas podem ser feitos pelo telefone 0800-619-619, por e-mail para participacaopopular@camara.leg.br , pelo WhatsApp no número (61) 99620-2573 ou pelo chat do YouTube e Facebook da Câmara dos Deputados, que farão transmissão simultânea com a TV Câmara.

Apresentação: Fabrício Rocha Direção: Iroã Simões Reportagem: Marcelo Westphalem Produção: Rosana Ferreira

Participação Popular

O que o cidadão comum acha dos temas que o Congresso discute? Nesse programa, populares, políticos e especialistas dão a sua visão do que movimenta os debates parlamentares. Mande sua pergunta ou opinião para o 0800 619 619, o email participacaopopular@camara.leg.br ou pelo Twitter @participacaopop

Estreia: segunda, às 13h. Reprises: segunda, 22h; quarta, à 1h e às 21h30; sábado, às 16h; domingo, às 10h.

Todas as Edições