TV Câmara

Participação Popular

Estreia: 07/10/2019 - 13h00

Envelhecimento da população e saúde do idoso

Daqui a 10 anos, o número de idosos no Brasil vai ultrapassar o total de crianças de até 14 anos e teremos uma população envelhecida, segundo o IBGE. O envelhecimento populacional é um fenômeno mundial, ocasionado pela queda das taxas de natalidade e de mortalidade.

Diante dessa realidade é necessário pensar em políticas públicas, especialmente na área da saúde, que atendam bem essa parcela numerosa da população. Uma pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde no ano passado mostrou que 75,3% dos idosos brasileiros dependem exclusivamente dos serviços prestados no Sistema Único de Saúde, o SUS.

Apesar de avanços como a aprovação do Estatuto do Idoso, em 2003, as necessidades no que diz respeito à saúde dos idosos ainda não são plenamente atendidas: há deficiências de estrutura física, de profissionais especializados, de exames complementares e de atendimento primário básico para que a pessoa idosa não precise recorrer sempre aos hospitais.

No mês em que se comemora o Dia do Idoso, o Participação Popular vai discutir o que pode ser feito para melhorar o atendimento e a qualidade de vida dessas pessoas, numa fase da vida que todos nós vamos precisar atravessar.

Para esse programa confirmaram presença os seguintes convidados:

Elizabete Bonavigo: coordenadora de Saúde da Pessoa Idosa do Ministério da Saúde

Einstein Francisco de Camargos: professor colaborador da Pós-Graduação da Faculdade de Medicina da UnB, médico do Centro de Medicina do Idoso do Hospital Universitário de Brasília (HUB) e membro da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG)

Por telefone (Fortaleza): deputado federal Denis Bezerra (PSB-CE).

Assista e participe desse programa. Ele vai ao ar na segunda-feira, ao vivo, das 13h às 14h, na TV Câmara, no Portal Câmara Notícias e no canal da Câmara no YouTube.

Comentários e perguntas podem ser feitos pelo telefone 0800 619 619, pelo e-mail participacaopopular@camara.leg.br, pelo WhatsApp (61) 99620-2573, ou pelo chat do YouTube e Facebook da Câmara dos Deputados, que farão transmissão simultânea com a TV Câmara.

Apresentação - Fabrício Rocha
Direção - Iroã Simões
Reportagem - Marcelo Westphalem
Produção - Rosana Ferreira

Participação Popular

O que o cidadão comum acha dos temas que o Congresso discute? Um programa de TV reúne, todas as semanas, populares, políticos e especialistas que dão uma visão particular sobre o que movimenta os debates parlamentares. É o Participação Popular, apresentado pelo jornalista Fabricio Rocha, onde erro médico, drogas, trânsito, questões trabalhistas, sexualidade, enfim, tudo pode ser discutido. Este programa dispõe de legenda oculta, na versão exibida na TV Câmara.

Estreia: segunda, às 13h. Reprises: segunda, 22h; quarta, à 1h e às 21h30; sábado, às 16h; domingo, às 10h.

NOSSAS REDES