Ocupação
27/08/2019 - 14h00
Desemprego e as profissões do futuro
Pelo menos treze milhões de pessoas estão desempregadas no Brasil. E os dados do Mercado de Trabalho divulgados pelo IBGE mostram que a taxa de desemprego é muito maior entre os jovens trabalhadores entre 18 e 24 anos.
É o velho dilema: o mercado prefere trabalhadores experientes, mas se os jovens não conseguirem um primeiro emprego é impossível obter experiência.
O profissional do futuro também precisa entender as demandas do mercado. A boa notícia é que se por um lado a tecnologia substitui o trabalho humano, por outro, algumas atividades ainda precisam de pessoas capacitadas e as habilidades como criatividade, colaboração, solução de problemas e comunicação terão um peso maior.
Para discutir o assunto o Ocupação conta com a participação dos deputados:
Túlio Gadelha (PDT-PE) – Primeiro mandato como deputado federal. Natural de Recife, em Pernambuco, tem 31 anos de idade. É graduado em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco. O deputado é titular da Comissão de Direitos Humanos e da Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público;
Paulo Eduardo Martins (PSC-PR) – Primeiro mandato como deputado federal. Natural de Presidente Venceslau , São Paulo, tem 38 anos de idade. É jornalista e atualmente trabalha como comentarista na Rede Massa, filial do SBT, no Paraná. É titular da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania; e da Comissão Especial do Banco Central para Regular Moedas Virtuais.
Apresentação – Sandro Farias
Direção – Wagner Caribé