Fatos e Opiniões

Programas da TV Câmara

09/08/2019 - 21h00

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

09/08/2019 - 21h00

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Reforma da Previdência segue para o Senado – 09/08/19

Reforma da Previdência

Na primeira sessão de votação depois do recesso de julho, o Plenário retomou o debate da reforma da Previdência, para concluir a apreciação da proposta em segundo turno. Entre outros pontos, a reforma estabelece idade mínima para os trabalhadores se aposentarem. São 65 anos para homens e 62 para mulheres. O texto também estabelece regras de transição para quem já está no mercado de trabalho. Parlamentares contrários à proposta apresentaram vários requerimentos na tentativa de adiar a votação.

A oposição criticou a liberação de emendas parlamentares no valor de três bilhões de reais, horas antes do início da sessão.

Depois de mais de cinco horas de discussão, os deputados aprovaram o texto principal da reforma da Previdência em segundo turno. Foram 370 votos favoráveis e 124 contrários

Na quarta-feira, os deputados retomaram a votação de oito destaques ao texto da Reforma. Eram as últimas tentativas possíveis de se mudar a proposta ainda na Câmara dos Deputados. O destaque que gerou mais divergências foi o que tentava retirar um trecho referente à pensão por morte. Conforme o texto aprovado, o aposentado poderá receber um valor inferior a um salário mínimo se tiver outra fonte de renda formal.

O Plenário rejeitou, por 339 votos a 153, o destaque do PCdoB e manteve no texto a possibilidade de pagamento de pensão por morte em valor inferior a um salário mínimo se o beneficiário tiver outra fonte de renda formal.

Nenhuma tentativa de mudar o texto prosperou. Agora, a reforma da Previdência segue para análise do Senado.

Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
Plenário - Sessão Extraordinária
Fatos e Opiniões

O programa traz toda semana um compacto dos principais debates no Plenário Ulysses Guimarães, , em 30 minutos editados por tema, a partir das matérias legislativas postas em votação, de forma objetiva, numa linguagem atraente.

Telejornal exibido às sextas-feiras, às 19h, com reprises aos sábados, às 9h, às 20h e às 23h30; aos domingos, às 9h30, às 17h30 e às 21h30; e nas segundas-feiras, às 9h30.

NOSSAS REDES