Fatos e Opiniões

Baixar

Estreia: 09/08/2019 - 21h00

Reforma da Previdência segue para o Senado – 09/08/19

Reforma da Previdência

Na primeira sessão de votação depois do recesso de julho, o Plenário retomou o debate da reforma da Previdência, para concluir a apreciação da proposta em segundo turno. Entre outros pontos, a reforma estabelece idade mínima para os trabalhadores se aposentarem. São 65 anos para homens e 62 para mulheres. O texto também estabelece regras de transição para quem já está no mercado de trabalho. Parlamentares contrários à proposta apresentaram vários requerimentos na tentativa de adiar a votação.

A oposição criticou a liberação de emendas parlamentares no valor de três bilhões de reais, horas antes do início da sessão.

Depois de mais de cinco horas de discussão, os deputados aprovaram o texto principal da reforma da Previdência em segundo turno. Foram 370 votos favoráveis e 124 contrários

Na quarta-feira, os deputados retomaram a votação de oito destaques ao texto da Reforma. Eram as últimas tentativas possíveis de se mudar a proposta ainda na Câmara dos Deputados. O destaque que gerou mais divergências foi o que tentava retirar um trecho referente à pensão por morte. Conforme o texto aprovado, o aposentado poderá receber um valor inferior a um salário mínimo se tiver outra fonte de renda formal.

O Plenário rejeitou, por 339 votos a 153, o destaque do PCdoB e manteve no texto a possibilidade de pagamento de pensão por morte em valor inferior a um salário mínimo se o beneficiário tiver outra fonte de renda formal.

Nenhuma tentativa de mudar o texto prosperou. Agora, a reforma da Previdência segue para análise do Senado.

Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
Plenário - Sessão Extraordinária

Fatos e Opiniões

Um programa perfeito para saber em meia hora sobre o debates mais importantes feitos no Plenário da Câmara durante a semana. Este programa dispõe de legenda oculta, na versão exibida na TV Câmara

Estreia: Sexta, às 21h. Reprises: sábado, às 0h, 6h30, às 10h e às 18h30. Domingo, às 11h, às 16h e às 23h30. Segunda, às 1h30 e às 6h30.

facebook twitter youtube

Todas as Edições