Ocupação
02/07/2019
Meio Ambiente - Barragens
O programa Ocupação recebe 70 alunos vindos de todo o Brasil que participam do estágio-visita durante uma semana acompanhando as atividades do Congresso e as simulações do processo Legislativo.
No próximo Ocupação o tema será Meio Ambiente com foco nas tragédias de causadas pelo rompimento das barragens de Mariana e Brumadinho que resultaram na destruição tantos das cidades, morte e desaparecimento de moradores e impacto no ecossistema. O programa busca a discussão sobre como evitar e punir novos desastres. Três projetos de lei foram aprovados pela Câmara em junho de 2019. O ecocídio, a punição como crime doloso e a Política Nacional de Direitos das Populações Atingidas por Barragens serão abordados e discutidos com 2 deputados convidados para o programa.
Participação dos Deputados Federais:
Áurea Carolina – PSOL/MG
Primeiro Mandato como Deputada Federal. Natural de Tucurui, no Pará, tem 35 anos de idade. Cientista Política . Graduação em Ciências Sociais, Universidade Federal , MG, Belo Horizonte , 2002 - 2008; Especialização em Gênero e Igualdade - Administração Pública Local, Universitat Autònoma - UAB, Barcelona , 2010 - 2011; Mestrado em Ciência Política, Universidade Federal , MG, Belo Horizonte , 2013 - 2015. Titular da Comissão Parlamentar Interna e Externa do Desastre de Brumadinho;
Tiago Mitraud – NOVO/MG
Primeiro mandato como Deputado Federal. Natural de Brasília-DF, tem 32 anos de idade. Administrador de Empresas. Foi diretor executivo da Fundação Estudar. Administração, UFPR, PR, Curitiba , 2006 - 2010; Programa de desenvolvimento de liderança, Harvard Business School, Boston , 2015 - 2017. Suplente da CPI do Desastre de Brumadinho.
Siga-nos no YouTube e em outras redes sociais:
Apresentação - Sandro Farias
Direção: Wagner Caribé