Fatos e Opiniões

Programas da TV Câmara

31/05/2019

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

31/05/2019

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Lista grande de medidas provisórias esquenta o clima no Plenário

Regularização ambiental - Divergências sobre o texto original da medida provisória da regularização ambiental e as modificações incluídas pelo relator, deputado Sérgio Souza geraram muita polêmica. As mudanças flexibilizaram o Código Florestal. Os parlamentares contrários acham que a proposta anistia o desmatamento ilegal.

Diante da falta de acordo, a votação da proposta foi adiada. Na quarta-feira os deputados retomaram os debates. A polêmica persistia.

A proposta segue para votação dos senadores. No entanto, o presidente do Senado, adiantou que não colocaria a medida na pauta. Segundo ele o tempo não era suficiente para análise dos senadores. Com isso a medida perderá a validade.

Benefícios do INSS - Em uma sessão tumultuada, com tentativas de obstrução, o Plenário aprovou a medida provisória que cria um programa de revisão de benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O texto prevê também a exigência de cadastro do trabalhador rural e restringe o pagamento de auxílio-reclusão apenas aos casos de pena em regime fechado.

Uma polêmica sobre o uso da palavra "gênero" nos dados que os cartórios devem enviar ao INSS - no caso de crianças que nascem mortas - quase fez a sessão cair. Alguns deputados enxergavam a palavra como ideológica, enquanto outros defendiam a manutenção dela no texto.

Com o compromisso do governo de enviar um projeto específico para tratar do assunto, a palavra "gênero" foi mantida no texto e os deputados finalizaram a votação da medida provisória. A proposta segue para análise do Senado.

Proteção de dados - Outro projeto aprovado pelos deputados foi o que recria a Autoridade Nacional de Proteção de Dados, responsável pela fiscalização dos órgãos que fazem o tratamento de dados nos setores público e privado. A proposta será votada, agora, pelos senadores.

Siga-nos no YouTube e em outras redes sociais:

www.facebook.com/camaradeputados

www.twitter.com/camaradeputados

Edição — Carlos Oliveira e Eliane Breitenbach

Fatos e Opiniões

O programa traz toda semana um compacto dos principais debates no Plenário Ulysses Guimarães, , em 30 minutos editados por tema, a partir das matérias legislativas postas em votação, de forma objetiva, numa linguagem atraente.

Telejornal exibido às sextas-feiras, 22h30, com reprises no sábado, às 23h, domingo, às 17h30 e 21h30, e na segunda, às 8h

NOSSAS REDES