TV Câmara

Participação Popular

Estreia: 06/05/2019

Ensino médio em tempo integral

O Plano Nacional de Educação (PNE) foi aprovado em 2014 pelo Congresso Nacional, com a finalidade de direcionar esforços e investimentos para melhorar a qualidade de educação do Brasil em até 10 anos. Entre as metas do PNE está a frequência de todos os jovens entre 15 e 17 anos no ensino médio e a elevação de taxas de matrículas para 85%. Até o ano de 2024, metade das escolas públicas devem oferecer jornadas de no mínimo sete horas. A educação integral pode propiciar oportunidades de aprendizagem com atividades artísticas, culturais, esportivas, científicas e tecnológicas, com base em projetos pedagógicos, além de oferecer alimentação, segurança e apoio ao aluno no ambiente escolar.

Em um seminário realizado recentemente na Câmara dos Deputados, especialistas e parlamentares concordaram que o ensino médio em tempo integral contribui para melhorar os indicadores de educação. Mas o custo por aluno ainda é uma das maiores dificuldades para se chegar a todas as escolas.

No Participação Popular vamos saber como funcionam as escolas que oferecem ensino médio em tempo integral, quais as dificuldades e resultados após a implantação: vamos ouvir alunos, educadores e diretores. Você também pode opinar!

Esse programa vai ao ar na segunda-feira, ao vivo,das 13h às 14h,na TV Câmara,no portal Câmara Notícias (http://tv.camara.leg.br) e o no canal da Câmara no YouTube

Comentários e perguntas podem ser feitos pelo telefone 0800-619-619, por e-mail para participacaopopular@camara.leg.br , pelo WhatsApp no número (61) 99620-2573 ou pelo chat do YouTube e Facebook da Câmara dos Deputados, que farão transmissão simultânea com a TV Câmara.

Para esse programa confirmaram presença os seguintes convidados:

1 - Amélia Moura Nakao - diretora da Educação Integral da Secretaria de Educação do DF; 

2 - Tassia de Souza Cruz - professora da Escola de Políticas Públicas da FGV - Brasília / Diretora de conhecimento e pesquisa do D3e - Dados para um Debate Democrático em Educação;

3 - Participação do deputado federal - Danilo Cabral  (PSB-PE),  ex-secretário de Educação do Estado de Pernambuco e integrante da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados; 

4 - Link em Recife, Pernambuco, na Erem Nóbrega (escola de referência em ensino médio).

Apresentação: Fabrício Rocha / Direção: Iroã Simões / Reportagem: Haymone Neto (TV Alepe)
Participação Popular

O que o cidadão comum acha dos temas que o Congresso discute? Um programa de TV reúne, todas as semanas, populares, políticos e especialistas que dão uma visão particular sobre o que movimenta os debates parlamentares. É o Participação Popular, apresentado pelo jornalista Fabricio Rocha, onde erro médico, drogas, trânsito, questões trabalhistas, sexualidade, enfim, tudo pode ser discutido. Este programa dispõe de legenda oculta, na versão exibida na TV Câmara.

Estreia: segunda, às 13h. Reprises: segunda, 22h; quarta, à 1h e às 21h30; sábado, às 16h; domingo, às 10h.

NOSSAS REDES