Participação Popular

Programas da TV Câmara

29/04/2019

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

29/04/2019

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

A agonia dos rios brasileiros e o saneamento básico

O Brasil tem mais água doce que qualquer outro país, 12% do volume total do planeta. Isso cria a falsa impressão de que a água que consumimos é abundante e inesgotável, já que todos os grandes rios brasileiros que desaguam no mar sofrem as consequências da poluição.

De norte a sul, todos os tipos de dejetos são despejados nos rios: do esgoto e lixo doméstico aos produtos químicos das indústrias ou mineradoras.

De acordo com a Agência Nacional de Águas (ANA), menos da metade (42,6%) dos esgotos do país é coletada e tratada. Apenas 39% da carga orgânica gerada diariamente é removida pelas Estações de Tratamento de Esgoto existentes, antes dos efluentes serem lançados em rios, lagos ou represas. Do total de municípios, 70% não possuem uma estação de tratamento.

A falta de saneamento básico reflete a baixa qualidade de vida de milhões de pessoas e a exposição a doenças provocadas pela contaminação da água. A poluição dos rios causa a morte de peixes, fonte de alimento e renda para boa parte da população e de outros seres vivos que deles dependem. Em áreas metropolitanas, o desequilíbrio entre o consumo e capacidade dos reservatórios causa a escassez de água potável.

Esse programa vai ao ar na segunda-feira, ao vivo,das 13h às 14h,na TV Câmara,no portal Câmara Notícias (http://tv.camara.leg.br) e o no canal da Câmara no YouTube

Comentários e perguntas podem ser feitos pelo telefone 0800-619-619, por e-mail para participacaopopular@camara.leg.br , pelo WhatsApp no número (61) 99620-2573 ou pelo chat do YouTube e Facebook da Câmara dos Deputados, que farão transmissão simultânea com a TV Câmara.

Para esse programa confirmaram presença os seguintes convidados:

1 - Sérgio Ayrimoraes - superintendente de Planejamento de Recursos Hídricos da Agência Nacional de Águas (ANA);

2 - Maria do Carmo Zinato - presidente do Instituto Brasileiro de Estudos e Ações em Saneamento Ambiental e Gestão de Recursos Hídricos (IBEASA);

3 - Link na Câmara dos Deputados como deputado federal Edmilson Rodrigues (PSol-PA), ex-prefeito de Belém do Pará;

4 - Por Skype, de São Paulo - Pedro Scazufca - pesquisador do Instituto Trata Brasil, formado por empresas com interesse nos avanços do saneamento básico e na proteção dos recursos hídricos do país.

Apresentação: Fabrício Rocha / Direção: Iroã Simões / Reportagem: Cláudio Ferreira

Participação Popular

O que o cidadão comum acha dos temas que o Congresso discute? Um programa de TV que reúne populares, políticos e especialistas que dão uma visão particular sobre o que movimenta os debates parlamentares. É o Participação Popular, onde erro médico, drogas, trânsito, questões trabalhistas, sexualidade, enfim, tudo pode ser discutido. Este programa dispõe de legenda oculta, na versão exibida na TV Câmara.

Programação de Janeiro 2024 | Segunda à sexta das 12 às 13h, ao vivo.

NOSSAS REDES