Fatos e Opiniões

Programas da TV Câmara

12/04/2019

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

12/04/2019

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

MP que extingue empresa espacial Brasil-Ucrânia gera polêmica no Plenário

Base de Alcântara

Os deputados aprovaram nesta semana, medida provisória que extingue a empresa binacional Alcântara Cyclone Space. Essa empresa foi criada após um acordo entre Brasil e Ucrânia, de 2003, para o uso da Base de Lançamentos de Alcântara, no Maranhão, para o lançamento de satélites comerciais.
Por causa da votação dessa medida provisória, um acordo assinado entre o governo Bolsonaro e os Estados Unidos, também para o uso da base de Alcântara, gerou polêmica no Plenário. Um dos assuntos do debate foi a preservação de terras ocupadas por comunidades quilombolas que vivem na região.

A MP ainda será votada pelo Senado Federal, e o acordo assinado pelo governo Bolsonaro com os Estados Unidos depende de ratificação do Congresso Nacional para passar a valer.

Minha Casa, Minha Vida

O Plenário aprovou também propostas que atendiam reivindicações de quatro mil prefeitos reunidos em Brasília. Uma delas, foi a que prorroga incentivos tributários para construtoras do programa Minha Casa, Minha Vida.

O projeto segue para análise do Senado.

Consórcios de Municípios

Ainda para atender às reivindicações dos prefeitos, os deputados aprovaram mais dois projetos: um deles foi o que reduz as exigências para formação de consórcios entre a União, Estados, Municípios e Distrito Federal. O outro estabelece que a contratação de trabalhadores para atuar em consórcios públicos seja feita pela consolidação das leis do trabalho, a CLT. As propostas tiveram apoio unânime no Plenário.
Agora, os dois projetos serão enviados à sanção do presidente da república.

Os deputados aprovaram, ainda proposta que garante às mulheres vítimas de violência doméstica o direito a indenização por danos morais. O projeto prevê maior celeridade no processo, sem a necessidade de uma nova fase de provas após o pedido da vítima. A medida segue para o Senado.

Siga-nos no YouTube e em outras redes sociais:

www.facebook.com/camaradeputados

www.twitter.com/camaradeputados

Edição — Carlos Oliveira e Eliane Breitenbach

Fatos e Opiniões

O programa traz toda semana um compacto dos principais debates no Plenário Ulysses Guimarães, , em 30 minutos editados por tema, a partir das matérias legislativas postas em votação, de forma objetiva, numa linguagem atraente.

Telejornal exibido às sextas-feiras, 22h30, com reprises no sábado, às 23h, domingo, às 17h30 e 21h30, e na segunda, às 8h

NOSSAS REDES