Participação Popular

Programas da TV Câmara

18/01/2019

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

18/01/2019

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Literatura de cordel, patrimônio cultural brasileiro

A Literatura de Cordel foi reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro. O título foi concedido no ano passado pelo IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - e é uma forma de valorização e proteção das diversas tradições, saberes e técnicas do nosso país.

O cordel é um tipo de poesia popular que é impressa e divulgada em folhetos e com capas e desenhos feitos em xilogravura. Conhecido principalmente nos séculos XIX e XX no nordeste brasileiro, os versos impressos nos folhetos normalmente eram pendurados em barbantes ou cordões, em varais para serem vendidos em bancas, feiras e mercados, daí o nome CORDEL.

Para vender sua arte nas feiras, os cordelistas recitavam seus versos, que informavam e divertiam o público, muitas vezes acompanhados de viola e pandeiro. O gênero influenciou grandes escritores brasileiros como Guimaraes Rosa, João Cabral de Melo Neto e Ariano Suassuna.

Convidados:

- João Bosco Bezerra Bonfim – poeta, mestre e doutor em linguística pela UnB, com tese sobre a arte verbal do cordel;
- Bruna Paiva de Lucena – Professora da Secretaria de Educação do DF, no programa Mulheres Inspiradoras. Sua tese de mestrado e doutorado é sobre mulheres cordelistas contemporâneas. Autora do livro: Poéticas a céu aberto: o cordel e a crítica literária.
- (Por telefone) Deputado Federal Tadeu Alencar – PSB/PE
- Link com participação do repentista e poeta Valdenor de Almeida.

O repórter Paulo José faz entrevistas no Museu da República.

Se você tem alguma dúvida, assista e participe desse programa. O Programa vai ao ar, ao vivo, das 13h às 14h, na TV Câmara, no portal Câmara Notícias (http://tv.camara.leg.br) e o no canal da Câmara no YouTube.

Comentários e perguntas podem ser feitos pelo telefone 0800-619-619, por e-mail para participacaopopular@camara.leg.br, pelo WhatsApp no número (61) 99620-2573 ou pelo chat do YouTube e Facebook da Câmara dos Deputados, que farão transmissão simultânea com a TV Câmara.

Siga-nos também no YouTube e em outras redes sociais:

http://www.facebook.com/camaradeputados
http://www.twitter.com/camaradeputados

Apresentação - Fabrício Rocha

Participação Popular

O que o cidadão comum acha dos temas que o Congresso discute? Um programa de TV que reúne populares, políticos e especialistas que dão uma visão particular sobre o que movimenta os debates parlamentares. É o Participação Popular, onde erro médico, drogas, trânsito, questões trabalhistas, sexualidade, enfim, tudo pode ser discutido. Este programa dispõe de legenda oculta, na versão exibida na TV Câmara.

Programação de Janeiro 2024 | Segunda à sexta das 12 às 13h, ao vivo.

NOSSAS REDES

MAIS CONTEÚDO SOBRE