Participação Popular

Programas da TV Câmara

10/12/2018

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

10/12/2018

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Como é o comportamento das crianças e adolescentes superdotados?

Quem nunca ouviu falar que Leonardo Da Vinci, Beethoven, Einstein, Pelé, e outros que se destacaram ao longo da História, foram gênios em suas áreas de conhecimento? Mas eles teriam conseguido desenvolver suas aptidões se não tivessem oportunidade?

A Organização Mundial de Saúde (OMS) aponta que de 3% a 5% da humanidade se encaixa no perfil de superdotação, mas esse número pode ser maior. Ele não leva em conta as múltiplas inteligências, que pode ser corporal, musical ou artística, não apenas a intelectual, e que pode representar até 20% da população brasileira. Criativos, com habilidades acima da média e envolvidos com a área de interesse, ao mesmo tempo são como diamantes brutos que precisam ser lapidados. A criança com comportamento de superdotação nem sempre encontra campo para o desenvolvimento potencial de suas habilidades e muitas vezes perde o interesse na escola, sofre preconceito e é incompreendida.

No programa Participação Popular, vamos saber como é o comportamento dessas crianças e adolescentes, quais os desafios de familiares e professores que lidam com suas necessidades educacionais e psicológicas.

Convidados:

- Jane Farias Chagas Ferreira - Professora do Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento da UnB (Universidade de Brasília)
- Francisco Rocha Sales - professor da sala de Altas Habilidades da Secretaria de Educação do Governo do DF (Prof. De Ciências e Raciocínio Lógico da sexta série até o final do ensino médio)

Por telefone, de Curitiba/PR: Deputado Federal Alex Canziani-PTB/PR


Se você tem alguma dúvida, assista e participe desse programa. O Programa vai ao ar, ao vivo, das 13h às 14h, na TV Câmara, no portal Câmara Notícias (http://tv.camara.leg.br) e o no canal da Câmara no YouTube.

Comentários e perguntas podem ser feitos pelo telefone 0800-619-619, por e-mail para participacaopopular@camara.leg.br, pelo WhatsApp no número (61) 99620-2573 ou pelo chat do YouTube e Facebook da Câmara dos Deputados, que farão transmissão simultânea com a TV Câmara.

Siga-nos também no YouTube e em outras redes sociais:

http://www.facebook.com/camaradeputados
http://www.twitter.com/camaradeputados

Apresentação - Fabricio Rocha

Participação Popular

O que o cidadão comum acha dos temas que o Congresso discute? Um programa de TV que reúne populares, políticos e especialistas que dão uma visão particular sobre o que movimenta os debates parlamentares. É o Participação Popular, onde erro médico, drogas, trânsito, questões trabalhistas, sexualidade, enfim, tudo pode ser discutido. Este programa dispõe de legenda oculta, na versão exibida na TV Câmara.

Programação de Janeiro 2024 | Segunda à sexta das 12 às 13h, ao vivo.

NOSSAS REDES

Veja também