Participação Popular

Programas da TV Câmara

15/10/2018

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

15/10/2018

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Profissão: Professor

"Ensinar é um exercício de imortalidade. De alguma forma continuamos a viver naqueles cujos olhos aprenderam a ver o mundo pela magia da nossa palavra. O professor assim, não morre jamais.”

As palavras do educador e escritor Rubem Alves expressam a importância do professor. No Brasil, mais de dois milhões e duzentos mil professores se esforçam na tarefa de educar nossos filhos. Não é uma tarefa fácil. Desde a falta de reconhecimento social, passando por baixos salários, falta de infraestrutura escolar adequada, salas de aulas lotadas e violência, eles também enfrentam jornadas duplas para preparar e corrigir exames e precisam estar atualizados com o ensino a ser aplicado. A precariedade do ensino ocasiona o abandono das salas de aula pelos docentes, exaustos com problemas físicos e mentais.

Mas a profissão também traz alegrias quando as condições são adequadas e as parcerias fortalecidas, especialmente com a comunidade.

No dia do professor, vamos falar dos desafios dessa carreira, tão necessária para qualquer cidadão, pois como disse o líder sul-africano Nelson Mandela, símbolo da luta contra o Aphartheid, “ a educação é arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo.”

Convidados:

Pilar Acosta – doutora em Linguística;  professora de Língua Portuguesa no Ensino Médio, técnico e tecnológico do Instituto Federal de Brasília - IFB. Foi vencedora da 9ª edição do Prêmio Professores do Brasil, nas etapas Distrital, Regional - Centro-Oeste - e Nacional, na categoria Ensino Médio com o projeto "Heroínas sem estátua - o conhecimento a partir das mulheres" e foi agraciada com o 3º Prêmio Mulher Educadora, Cidadã do Mundo, no V Encontro de Mulheres Educadoras do SINPRO - DF.

Mauro Gleisson de Castro Evangelista – pesquisador e doutorando em Educação pela Universidade de Brasília; professor da Secretaria de Educação do Governo do Distrito Federal. Seu objeto de estudo é a adolescência e ou juventude e suas interfaces com a Escola e com a violência, com especial ênfase para a socioeducação.

Por SKYPE – Mônica Gardelli Franco, diretora executiva do CENPEC - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, com o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade da educação pública)

A repórter Vânia Alves faz entrevistas ao vivo no centro de Brasília.

Perguntas, críticas e sugestões: 0800 619 619, e-mail participacaopopular@camara.leg.br, Twitter @participacaopop e WhatsApp (61) 99620-2573.Siga-nos também no YouTube e em outras redes sociais:

http://www.facebook.com/camaradeputados
http://www.twitter.com/camaradeputados

Apresentação - Fabricio Rocha

Participação Popular

O que o cidadão comum acha dos temas que o Congresso discute? Um programa de TV que reúne populares, políticos e especialistas que dão uma visão particular sobre o que movimenta os debates parlamentares. É o Participação Popular, onde erro médico, drogas, trânsito, questões trabalhistas, sexualidade, enfim, tudo pode ser discutido. Este programa dispõe de legenda oculta, na versão exibida na TV Câmara.

Programação de Janeiro 2024 | Segunda à sexta das 12 às 13h, ao vivo.

NOSSAS REDES