Participação Popular

Programas da TV Câmara

24/09/2018

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

24/09/2018

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Cerrado ameaçado

Savana com maior biodiversidade do planeta, “berço das águas”! Não faltam adjetivos para o Cerrado brasileiro. Ele abriga milhares de espécies de plantas, pássaros, répteis, mamíferos, anfíbios e fornece águas para as três maiores bacias hidrográficas da América do Sul - São Francisco, Tocantins-Araguaia e Paraná. Sua área se estende por mais de 2 milhões de quilômetros quadrados, em pelo menos oito estados do Brasil Central.

Apesar de sua importância para o meio ambiente, o Cerrado está ameaçado. Desde o início da ocupação da região central do Brasil não é atribuída nenhuma importância a ele. A presença de gramíneas, seus galhos e árvores retorcidos e de pequeno porte levou o homem a acreditar de forma equivocada que essa é uma vegetação pobre, mas o Cerrado é uma floresta de cabeça para baixo, com raízes profundas. O índice de desmatamento na região é maior do que o da floresta amazônica e usada em larga escala para a agropecuária brasileira: gado, soja e eucaliptos, além de grandes queimadas, obras de infraestrutura e pouca proteção legal e iniciativas de conservação limitadas.

A destruição do Cerrado afeta rios e nascentes, que se enchem de sedimentos e secam, contribui para o aumento do aquecimento global e a extinção de espécies únicas no planeta como a ararinha azul, o tamanduá-bandeira, a onça pintada e o lobo-guará.

O nosso programa vai discutir o que pode e o que está sendo feito para reverter esse quadro de destruição do Cerrado brasileiro.

Durante o horário eleitoral o programa vai ao ar, ao vivo, das 12h às 13h.

Convidados:

- Raul Xavier de Oliveira - coordenador-geral de combate ao desmatamento, degradação e queimadas do Ministério do Meio Ambiente (MMA);
- Juliana Napolitano - engenheira agrônoma, assessora técnica do Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN);
- Nelson Ananias - coordenador de sustentabilidade da Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA);
- Por telefone - deputado federal Augusto Carvalho (SD-DF).

Perguntas, críticas e sugestões: 0800 619 619, e-mail participacaopopular@camara.leg.br, Twitter @participacaopop e WhatsApp (61) 99620-2573.

Siga-nos também no YouTube e em outras redes sociais:

http://www.facebook.com/camaradeputados
http://www.twitter.com/camaradeputados

Apresentação - Fabricio Rocha

Participação Popular

O que o cidadão comum acha dos temas que o Congresso discute? Um programa de TV que reúne populares, políticos e especialistas que dão uma visão particular sobre o que movimenta os debates parlamentares. É o Participação Popular, onde erro médico, drogas, trânsito, questões trabalhistas, sexualidade, enfim, tudo pode ser discutido. Este programa dispõe de legenda oculta, na versão exibida na TV Câmara.

Programação de Janeiro 2024 | Segunda à sexta das 12 às 13h, ao vivo.

NOSSAS REDES