Participação Popular

Programas da TV Câmara

10/09/2018

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

10/09/2018

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Qual é o futuro dos nossos museus e da nossa cultura?

As chamas no mais antigo museu brasileiro são imagens difíceis de não serem lastimadas, afinal alí queimaram 200 anos de história e de pesquisa. O Museu Nacional foi fundado em 1818 por Dom João VI. Muita gente não sabia, mas lá existia o maior acervo de história natural e antropologia da América Latina, um dos cinco maiores do mundo. Eram mais de 20 milhões de itens catalogados, com objetos africanos, egípcios, indígenas. Era possível encontrar materiais de zoologia, botânica, animais empalhados, coleções de moedas, artefatos históricos e diversas obras de arte.

A tragédia se soma a outras perdas em museus brasileiros como os casos do Instituto Butantã (2010), do Memorial da América Latina (2013), do Museu da Língua Portuguesa (2015) e da Cinemateca (2016).

O Brasil tem mais de 3.800 museus . Muitos sofrem com as dificuldades financeiras devido a cortes de repasses e investimentos, falhas estruturais, burocracia e ausência de servidores capacitados. Afinal, qual é o futuro dos nossos museus e da nossa cultura?

Durante o horário eleitoral o programa vai ao ar, ao vivo, das 12h às 13h.

Convidados:

– Wagner Barja - diretor do Museu Nacional da República;
– Andréa Fernandes Considera - museóloga, professora de museologia da UnB e membro do Conselho Federal de Museologia;
- Wagner Martins, Diretor Administrativo do Museu Nacional (RJ), Wagner Martins;
– Por telefone, deputado Chico Alencar (PSOL-RJ).

A repórter Vânia Alves faz entrevistas no centro de Brasília.

Perguntas, críticas e sugestões: 0800 619 619, e-mail participacaopopular@camara.leg.br, Twitter @participacaopop e WhatsApp (61) 99620-2573.

Siga-nos também no YouTube e em outras redes sociais:

http://www.facebook.com/camaradeputados
http://www.twitter.com/camaradeputados

Apresentação - Fabricio Rocha

Participação Popular

O que o cidadão comum acha dos temas que o Congresso discute? Um programa de TV que reúne populares, políticos e especialistas que dão uma visão particular sobre o que movimenta os debates parlamentares. É o Participação Popular, onde erro médico, drogas, trânsito, questões trabalhistas, sexualidade, enfim, tudo pode ser discutido. Este programa dispõe de legenda oculta, na versão exibida na TV Câmara.

Programação de Janeiro 2024 | Segunda à sexta das 12 às 13h, ao vivo.

NOSSAS REDES