Câmara Ligada

Programas da TV Câmara

10/08/2018

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

10/08/2018

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Juventude e literatura

Dados da última pesquisa do Instituto Pró-Livro revelam que apenas 56% dos brasileiros têm o hábito de leitura e a média de livros lidos por ano no Brasil é uma das mais baixas do mundo, apenas 4,96 livros. Diante deste cenário é de fundamental importância incentivar o hábito de leitura nas escolas, mas o Censo Escolar de 2017 revela que apenas 39% das escolas de ensino fundamental da rede pública tem bibliotecas ou salas de leitura. Como fomentar a leitura nas instituições de ensino? Qual o impacto das tecnologias digitais no hábito da leitura dos jovens hoje? Como os jovens escritores publicam seus trabalhos? O Câmara Ligada desta edição vai falar sobre o tema juventude e literatura e debater sobre a importância do incentivo à escrita e o hábito da leitura.

Atração musical

Plutão Já Foi Planeta é uma banda potiguar de indie pop, formada por Natália Noronha, Gustavo Arruda, Sapulha Campos, Vitória De Santi e Renato Lelis. Em 2014 eles estrearam o primeiro disco, Daqui pra Lá. Em 2017, foi a vez de lançar o segundo CD, chamado A Última Palavra Feche a Porta, indicado ao melhor CD do ano pelo prêmio Hangar da Música. Em março de 2018, lançaram o single da música Estrondo e se apresentaram no badalado festival Lollapalooza Brasil.

Convidados

  • Mestre e doutora em Educação pela Universidade de Brasília, Paula Gomes de Oliveira é professora da Faculdade de Educação da UnB. Ela atua em projetos de pesquisa e extensão com foco nas temáticas de Linguagem, Alfabetização, Letramento, Multiletramentos, Formação de professores, Literatura, Narrativas, Imaginação e Subjetividade.
  • João Pedro Doederlein, mais conhecido como akapoeta, é um jovem poeta brasiliense que ficou conhecido por seus textos no Instagram. Em 2017, ele publicou O Livro dos Ressignificados, uma coletânea que dá novos sentidos a palavras do dia-a-dia, considerado um best seller, com mais de 60 mil exemplares vendidos. No segundo livro, Coração Granada, lançado este ano, akapoeta fala de paixões e crises de ansiedade, encantando o leitor com sua escrita acessível e, ao mesmo tempo, impactante.
  • Vivianne Fair é autora, ilustradora e professora. Formada em artes plásticas pela UnB, ela escreve histórias desde a alfabetização e está profissionalmente no ramo há cerca de 12 anos. Vivianne publica livros infantis, juvenis, de fantasia, ou comédia. Em 2017, a autora venceu o prêmio Wattys na categoria novos autores com o livro Legado do Dragão. Ela também é responsável pelo blog Recanto da Chefa e mantém um canal no YouTube, onde pública resenhas e vídeos engraçados sobre ser escritora.
  • O blogueiro desta edição será o Luciano Vellasco, jornalista e integrante do Conselho Jovem do Câmara Ligada, ele é um influenciador digital no meio literário, com o projeto Academia Literária.

Na plateia

Estudantes do EduSesc de Taguatinga Norte, CED 04 de Sobradinho e estudantes do jornalismo da faculdade UNIP.

Perguntas, críticas e sugestões: Facebook, Twitter e Instagram @camaraligada, WhatsApp (61) 99620-2573 e tel. 0800 619 619.

Apresentação - Vera Morgado e Rayla Alves

Câmara Ligada

Espaço para a juventude brasileira falar sobre política, cultura e cidadania.

Quinzenal, estreia sábado às 19h30, com reprises aos domingos, 21h30, terça, 01h e sexta, 0h.

NOSSAS REDES