Fatos e Opiniões

Baixar

Mudanças no cadastro positivo deixam ânimos exaltados

Obstrução política

Na pauta do Plenário, a medida provisória que autoriza o Instituto Chico Mendes a contratar, sem licitação, um banco público para criar um fundo para compensação ambiental. O fundo vai financiar unidades de conservação, como parques nacionais, reservas biológicas e áreas de proteção ambiental. Mas a oposição persistiu na estratégia de obstrução. Depois de mais de quatro horas de discussão, a MP não foi votada.

Cadastro positivo

Na quarta-feira (18), apesar de nova tentativa de obstrução, o presidente da Câmara optou por colocar em votação a proposta que torna obrigatória a participação no cadastro positivo, um serviço de banco de dados sobre informações dos pagamentos em dia e de empréstimos quitados. Atualmente, a inclusão no cadastro é voluntária.

O presidente da Câmara anunciou que o presidente Temer se comprometeu a vetar o projeto caso não prevaleça, no Senado, a versão da Câmara. O texto foi alterado pelos deputados para punir qualquer vazamento de dados pelas empresas responsáveis pela análise de crédito. Mesmo assim, o impasse entre os deputados acabou adiando a votação da matéria.

Edição — Aline Machado e Eliane Breitenbach

Fatos e Opiniões

Um programa perfeito para saber em meia hora sobre o debates mais importantes feitos no Plenário da Câmara durante a semana. Este programa dispõe de legenda oculta, na versão exibida na TV Câmara

Estreia: Sexta, às 21h. Reprises: sábado, às 0h, 6h30, às 10h e às 18h30. Domingo, às 11h, às 16h e às 23h30. Segunda, às 1h30 e às 6h30.

facebook twitter youtube

Todas as Edições