Uma Mulher e uma Cidade

Programas da TV Câmara

19/04/2018

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

19/04/2018

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Uma Mulher e uma Cidade

O documentário "Uma Mulher e uma Cidade" é uma justa homenagem à artista Marianne Peretti, ainda pouco conhecida do grande público e criadora do legado de obras monumentais da Capital Federal.

Marianne percorre as suas obras detalhando sobre cada uma delas e exibe o conjunto de vitrais, painéis e esculturas que deram significados aos lugares cívicos, sagrados, espaços solenes do legislativo, executivo e judiciário do Brasil.

A mais conhecida destas obras é o vitral da Catedral de Brasília, considerada pela especialistas como um marco do século XX. O espectador é apresentado ao diálogo da arte com a arquitetura da cidade. Uma forma singular de ver Brasília, pelo universo que une o concreto e a leveza, os lugares e suas ambiências, para, através da arte, manter vivos os ideais de liberdade e democracia que estão presente em sua obra.

Para contar a história de "amor" entre Marianne e Brasília, o documentário também vai à França mostrar os primeiros passos da franco-brasileira no mundo das artes, em plena efervescência cultural de Paris no início do século passado. A vinda para o Brasil, o encontro com Niemeyer que resultou numa parceria artística de mais de duas décadas e possibilitou a união das cores dos seus vitrais à luz dos trópicos. Os depoimentos foram captados entre os anos de 2012 e 2016.

Essa é uma homenagem aos 94 anos da artista Marianne Peretti no aniversário de Brasília da Câmara Federal, o Governo do Estado de Pernambuco, a Assembléia Legislativa de Pernambuco e a B52 Cultural.

Com depoimentos de Marianne Pererreti, Patrick Charpentier, Véronique David, Yves Lo-Pinto Serra, Nilo Aragão.

Marianne Pererreti faleceu em Recife/PE, onde morava, no dia 29/4/2022.

Direção: André Farkatt, Camerino Neto, Tactiana Braga - Imagens: Beto Martins, Diogo Ramos, Tiago Cardoso, Cícero Bezerra, Flavio Estevam - Trilha Original: Muzak e Alberto Valério - Locução: Fabiana Pirro - Produção: TV Câmara e FUNDARPE - Produção Executiva: B52 Desenvolvimento Cultural - Brasil/França - 2018

Uma Mulher e uma Cidade

O documentário "Uma Mulher e uma Cidade" é uma homenagem à artista Marianne Peretti, criadora do legado de obras monumentais da Capital Federal. Produzido em 2018 pela Câmara Federal, o Governo do Estado de Pernambuco, a Assembléia Legislativa de Pernambuco e a B52 Cultural.

NOSSAS REDES

MAIS CONTEÚDO SOBRE