Fatos e Opiniões

Baixar

Clima esquenta com protesto contra prisão de Lula

A semana começou com a obstrução dos partidos de oposição, em um protesto político contra a prisão do ex-presidente Lula. O clima se elevou quando parlamentares entraram no Plenário com cartazes reivindicando a liberdade de Lula. Os deputados se revezavam na tribuna afirmando que Lula é um preso político e foi condenado sem provas. Os governistas reclamavam.

Em pauta, o projeto que cria o Sistema Único de Segurança Pública (Susp), que tem como objetivo facilitar a atuação conjunta das ações policiais em todo o país. Enquanto alguns deputados justificavam a obstrução política, parlamentares favoráveis à proposta pediam urgência na votação da matéria.

No dia seguinte, com novas tentativas de obstrução, o relator da proposta, deputado Alberto Fraga, fazia um apelo ao Plenário para que a obstrução fosse vencida. As discussões avançaram e, depois de um dia e meio de obstrução o projeto foi aprovado. Agora a proposta segue para o Senado.

Cadastro positivo – Um dos pontos que provocou maior discussão sobre o projeto que altera o cadastro positivo dos consumidores foi a preservação do sigilo bancário e financeiro da população. O texto torna obrigatória a adesão de pessoas físicas e jurídicas ao cadastro positivo. A votação do mérito da matéria deve ocorrer na próxima semana.

Edição — Aline Machado e Eliane Breitenbach

Fatos e Opiniões

Um programa perfeito para saber em meia hora sobre o debates mais importantes feitos no Plenário da Câmara durante a semana. Este programa dispõe de legenda oculta, na versão exibida na TV Câmara

Estreia: Sexta, às 21h. Reprises: sábado, às 0h, 6h30, às 10h e às 18h30. Domingo, às 11h, às 16h e às 23h30. Segunda, às 1h30 e às 6h30.

facebook twitter youtube

Todas as Edições