Fatos e Opiniões

Programas da TV Câmara

06/04/2018

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

06/04/2018

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Obstrução das votações, derrubada de vetos e Refis Rural entre as polêmicas da semana

Obstrução das votações: na quarta-feira (4), foram abertas sucessivas sessões, na tentativa de votar propostas em pauta no Plenário. Mas com a obstrução de partidos de oposição, mobilizados em função do julgamento, no Supremo Tribunal Federal, do pedido de habeas corpus preventivo do ex-presidente Lula, a falta de quórum dificultou o avanço das votações. Já no meio da tarde, em nova tentativa de votação, a matéria em discussão era regulamentação do lobby, grupo organizado que tenta interferir nas decisões do poder público, em especial do Poder Legislativo. A falta de quórum impediu a votação da proposta.

Derrubada de vetos: deputados e senadores, em sessão do Congresso Nacional, analisaram 15 vetos presidenciais. Apenas três foram derrubados: o que regulamenta a atuação dos agentes de saúde, o Funrural - que renegocia dívidas de agricultores e o Refis de pequenas empresas. Este veto foi o mais criticado pelos parlamentares.

Refis Rural: Na votação do chamado Refis Rural, que promove a renegociação das dívidas de produtores rurais, o veto do presidente Michel Temer foi derrubado com o voto de 360 deputados e 50 senadores. Outro veto derrubado atingia os agentes comunitários quanto à remuneração, carga horária de 40 horas e outras questões relativas à categoria. Na Câmara, o placar foi de 346 votos a 1 pela derrubada. No Senado, foram 53 votos favoráveis a anulação do veto.

Edição — Aline Machado e Eliane Breitenbach

Fatos e Opiniões

O programa traz toda semana um compacto dos principais debates no Plenário Ulysses Guimarães, , em 30 minutos editados por tema, a partir das matérias legislativas postas em votação, de forma objetiva, numa linguagem atraente.

Telejornal exibido às sextas-feiras, às 19h, com reprises aos sábados, às 9h, às 20h e às 23h30; aos domingos, às 9h30, às 17h30 e às 21h30; e nas segundas-feiras, às 9h30.

NOSSAS REDES