Participação Popular

Baixar

Desemprego

Pesquisa do IBGE mostra que o número de desempregados no Brasil supera 26 milhões, contando com o número de subempregados ou de “desalentados”. No dicionário, desalentado é o mesmo que desanimado, prostrado. É aquela pessoa que tem potencial de trabalho, mas desistiu de bater de porta por diferentes razões. Essas pessoas até então não apareciam nas estatísticas das pesquisas de desemprego do IBGE. Hoje, elas representam 4,3 milhões de brasileiros.

Como vencer o desalento e inserir-se no mercado de trabalho? Quais os fatores que causam o desemprego e o que fazer para superar esse momento?

Convidados:

– Débora Barem, professora do Departamento de Administração da Universidade de Brasília (UnB), especialista em Recursos Humanos;
– Carlos Alberto Ramos, pofessor do Departamento de Economia da UnB;
– Fátima Valente, representante do Sistema Nacional de Emprego (Sine);
– Deputado Nelson Marquezelli (PTB/SP).

A repórter Vânia Alves faz entrevistas no centro de Brasília.

Perguntas, críticas e sugestões: 0800 619 619, e-mail participacaopopular@camara.leg.br, Twitter @participacaopop e WhatsApp (61) 99620-2573.

Siga-nos também no YouTube e em outras redes sociais:

http://www.facebook.com/camaradeputados
http://www.twitter.com/camaradeputados

Participação Popular

O que o cidadão comum acha dos temas que o Congresso discute? Nesse programa, populares, políticos e especialistas dão a sua visão do que movimenta os debates parlamentares. Mande sua pergunta ou opinião para o 0800 619 619, o email participacaopopular@camara.leg.br ou pelo Twitter @participacaopop

Estreia: segunda, às 13h. Reprises: segunda, 22h; quarta, à 1h e às 21h30; sábado, às 16h; domingo, às 10h.

facebook twitter youtube whatsapp