29/01/2018
Educação no século 21
Nos últimos tempos, alguns modelos vêm sendo testados no mundo e também em algumas cidades do Brasil. O que se busca é quebrar a lógica das escolas tradicionais, onde o professor transmite conteúdos obrigatórios, previstos em grades curriculares pré-estabelecidas, para alunos que supostamente absorvem esses conteúdos de forma passiva.
Na contramão deste cenário, algumas escolas estão acabando com a divisão dos alunos por séries. Nelas, não há a exigência de provas e os alunos decidem o conteúdo que querem estudar. Nesse cenário, o professor ganha um novo papel: em vez de transmissor de conhecimentos, ele é um facilitador de descobertas. Esse modelo pode funcionar no Brasil? Quais são os novos rumos da educação no Brasil e os possíveis modelos alternativos à escola tradicional?
Participantes:
- José Pacheco, um dos criadores do projeto Escola da Ponte;
- Juliana Diniz, diretora geral do colégio Sigma;
- Deputada federal Pollyana Gama (PPS/SP).
O repórter Paulo José Cunha faz entrevistas no centro de Brasília.
Perguntas, críticas e sugestões: 0800 619 619, e-mail participacaopopular@camara.leg.br, Twitter @participacaopop e WhatsApp (61) 99620-2573.
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Apresentação - Fabricio Rocha