Participação Popular

Baixar

Educação no século 21

Nos últimos tempos, alguns modelos vêm sendo testados no mundo e também em algumas cidades do Brasil. O que se busca é quebrar a lógica das escolas tradicionais, onde o professor transmite conteúdos obrigatórios, previstos em grades curriculares pré-estabelecidas, para alunos que supostamente absorvem esses conteúdos de forma passiva.

Na contramão deste cenário, algumas escolas estão acabando com a divisão dos alunos por séries. Nelas, não há a exigência de provas e os alunos decidem o conteúdo que querem estudar. Nesse cenário, o professor ganha um novo papel: em vez de transmissor de conhecimentos, ele é um facilitador de descobertas. Esse modelo pode funcionar no Brasil? Quais são os novos rumos da educação no Brasil e os possíveis modelos alternativos à escola tradicional?

Participantes:

- José Pacheco, um dos criadores do projeto Escola da Ponte;

- Juliana Diniz, diretora geral do colégio Sigma;

- Deputada federal Pollyana Gama (PPS/SP).

O repórter Paulo José Cunha faz entrevistas no centro de Brasília.

Perguntas, críticas e sugestões: 0800 619 619, e-mail participacaopopular@camara.leg.br, Twitter @participacaopop e WhatsApp (61) 99620-2573.

Siga-nos também no YouTube e em outras redes sociais:

http://www.facebook.com/camaradeputados
http://www.twitter.com/camaradeputados

Apresentação - Fabricio Rocha

Participação Popular

O que o cidadão comum acha dos temas que o Congresso discute? Nesse programa, populares, políticos e especialistas dão a sua visão do que movimenta os debates parlamentares. Mande sua pergunta ou opinião para o 0800 619 619, o email participacaopopular@camara.leg.br ou pelo Twitter @participacaopop

Estreia: segunda, às 13h. Reprises: segunda, 22h; quarta, à 1h e às 21h30; sábado, às 16h; domingo, às 10h.

Todas as Edições

Mais conteúdo sobre