Participação Popular

Programas da TV Câmara

25/01/2018

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

25/01/2018

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Vacinação contra a febre amarela

A febre amarela voltou a preocupar o Brasil. O surto da doença, que começou no ano passado, em Minas Gerais e regiões vizinhas do estado viajando pelas matas, agora chegou nas regiões mais populosas da Mata Atlântica do sudeste brasileiro, que compreende São Paulo, Rio de Janeiro e Vitória (ES), afetando mais de 50 milhões de pessoas.

Segundo o Ministério da Saúde, de julho de 2017 até o dia 14 deste mês de janeiro, foram confirmados 35 casos da doença e 20 mortes. Ao todo, foram notificados 470 casos suspeitos, sendo que 145 permanecem em investigação e 290 foram descartados. É o maior surto da doença desde 1980 e a ampliação de cobertura vacinal levou o governo a fracionar as aplicações.

Por enquanto, a transmissão ocorre por causa do mosquito silvestre chamado Haemagogus Janthinomys e Sabethes, que vivem nas matas brasileiras, por isso chamamos o ciclo de Febre Amarela Silvestre. Mas caso uma pessoa contaminada na mata chegue à cidade com o vírus, o Aedes Aegypti pode transmitir a doença.

Felizmente não há evidências de que o Aedes esteja transmitindo o vírus, o que não ocorre no nosso país desde 1942. Os casos confirmados são registrados em zonas silvestres, rurais e de mata.

Quem pode e deve tomar a vacina, quais as reações adversas, quantas doses durante a vida e qual a história dessa doença que aflige o Brasil?

Participantes:

- Maria Beatriz Ruy, diretora de Vigilância Epidemiológica do GDF;
- Vitor Laerte Pinto Júnior, médico infectologista;
- Pedro Vasconcelos, virologista e diretor do Instituto Evandro Chagas;
- Akira Homma - consultor científico Bio-Manguinhos;
- Deputado federal Odorico Monteiro (PSB/CE).

E a repórter Karla Alessandra faz entrevistas diretamente do centro de Brasília

Perguntas, críticas e sugestões: 0800 619 619, e-mail participacaopopular@camara.leg.br, Twitter @participacaopop e WhatsApp (61) 99620-2573.

19 619, e-mail participacaopopular@camara.leg.br, Twitter @participacaopop e WhatsApp (61) 99620-2573.

Siga-nos também no YouTube e em outras redes sociais:

http://www.facebook.com/camaradeputados
http://www.twitter.com/camaradeputados

Apresentação - Fabricio Rocha

Participação Popular

O que o cidadão comum acha dos temas que o Congresso discute? Um programa de TV que reúne populares, políticos e especialistas que dão uma visão particular sobre o que movimenta os debates parlamentares. É o Participação Popular, onde erro médico, drogas, trânsito, questões trabalhistas, sexualidade, enfim, tudo pode ser discutido. Este programa dispõe de legenda oculta, na versão exibida na TV Câmara.

Programação de Janeiro 2024 | Segunda à sexta das 12 às 13h, ao vivo.

NOSSAS REDES

MAIS CONTEÚDO SOBRE