Participação Popular

Programas da TV Câmara

16/01/2018

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

16/01/2018

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Fim do cigarro tradicional

Há algum tempo as empresas de tabaco no Brasil foram obrigadas a divulgar nas embalagens de cigarro dois slogans: “Este produto causa câncer – Pare de fumar" e "o Ministério da Saúde adverte: o uso deste produto causa morte por doenças do coração". Agora, essas mesmas empresas produtoras de tabaco estão encampando, elas próprias, a política governamental e admitem que o cigarro faz mesmo mal a saúde.

A gigante multinacional e maior produtora de cigarros do mundo admitiu no início de 2018 que está mudando sua produção de cigarro convencional para cigarro eletrônico e para outros produtos, como o tabaco aquecido, que já é comercializado em países como o Japão.

A multinacional lançou um manifesto. Nele, alerta que hoje existem mais de 7 milhões de britânicos que fumam e que “a melhor ação que eles podem tomar é parar de fumar”. No entanto, a empresa afirma que muitos não vão conseguir parar e por isso novos produtos serão oferecidos ao público tabagista. No Brasil, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) está analisando esses novos produtos e, em breve, irá se posicionar sobre eles. E você, o que acha dessa mudança de posicionamento das produtoras de cigarros? Será que esses novos produtos realmente fazem menos mal à saúde?

Participantes:

- Bianca Rodrigues Silva, responsável técnica pelo Programa de Controle de Tabagismo do DF;

- Carlos Alberto Assis Viegas, pneumologista da UnB;

- AnaLucia Saraiva, gerente científica da Souza Cruz;

- Rafael Bastos, gerente de assuntos corporativos da Philip Morris Internacional (participação por skype);

- Deputada federal Professora Dorinha Seabra Rezende (DEM/TO), autora de requerimento de debate sobre consumo e impacto dos cigarros eletrônicos na saúde.

No centro da Brasília, a repórter Jaciene Alves faz entrevistas sobre o assunto.

Perguntas, críticas e sugestões: 0800 619 619, e-mail participacaopopular@camara.leg.br, Twitter @participacaopop e WhatsApp (61) 99620-2573.

Siga-nos também no YouTube e me outras redes sociais:

http://www.facebook.com/camaradeputados
http://www.twitter.com/camaradeputados

Apresentação - Fabricio Rocha

Participação Popular

O que o cidadão comum acha dos temas que o Congresso discute? Um programa de TV que reúne populares, políticos e especialistas que dão uma visão particular sobre o que movimenta os debates parlamentares. É o Participação Popular, onde erro médico, drogas, trânsito, questões trabalhistas, sexualidade, enfim, tudo pode ser discutido. Este programa dispõe de legenda oculta, na versão exibida na TV Câmara.

Programação de Janeiro 2024 | Segunda à sexta das 12 às 13h, ao vivo.

NOSSAS REDES

MAIS CONTEÚDO SOBRE