Participação Popular

Baixar

Controle de armas de fogo

Desde 2009, com a plenitude da regulamentação do Estatuto do Desarmamento, o Brasil impõe regras que dificultaram o acesso a armas de fogo por civis. Na Câmara, um projeto de lei (PL 3722/12) quer facilitar a aquisição de armas de fogo no Brasil.

Com base no Mapa da Violência, por um lado, se argumenta que, com as regras em vigor, o crescimento anual de homicídios no país caiu de 8,1% para 2,2%. Por outro lado, e com base no mesmo Mapa da Violência, argumenta-se que se matou 1,36% mais no Brasil nos anos posteriores ao estatuto e se utilizou 7% mais armas de fogo.

O futuro do controle de armas de fogo no Brasil é o tema desta edição. 

Convidados:

– Marco Santos, diretor do Núcleo do Distrito Federal do Movimento Viva Brasil;
– Deputado Luiz Couto (PT/PB), membro da comissão especial destinada a proferir parecer ao projeto de lei nº 3722, de 2012;
– Deputado Rogério Peninha Mendonça (PMDB / SC), autor do projeto de lei nº 3722, de 2012, que "disciplina as normas sobre aquisição, posse, porte e circulação de armas de fogo e munições, cominando penalidades e dando providências correlatas".

Perguntas, críticas e sugestões: 0800 619 619, e-mail participacaopopular@camara.leg.br, Twitter @participacaopop e WhatsApp (61) 99620-2573.

Siga-nos também no YouTube e me outras redes sociais:

http://www.facebook.com/camaradeputados
http://www.twitter.com/camaradeputados

Apresentação - Fabricio Rocha

Participação Popular

O que o cidadão comum acha dos temas que o Congresso discute? Nesse programa, populares, políticos e especialistas dão a sua visão do que movimenta os debates parlamentares. Mande sua pergunta ou opinião para o 0800 619 619, o email participacaopopular@camara.leg.br ou pelo Twitter @participacaopop

Estreia: segunda, às 13h. Reprises: segunda, 22h; quarta, à 1h e às 21h30; sábado, às 16h; domingo, às 10h.

facebook twitter youtube whatsapp

Todas as Edições