Fatos e Opiniões

Programas da TV Câmara

29/09/2017

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

29/09/2017

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Reforma Política avança no Plenário, mas não é concluída

O plenário da Câmara concluiu a votação em segundo turno da proposta de emenda à Constituição que proíbe coligações, a partir de 2020, de deputados e vereadores. A PEC prevê também a exigência de desempenho eleitoral mínimo para que partidos recebam dinheiro do fundo partidário e utilizem o tempo de propaganda no rádio de na televisão. Para que as novas regras se apliquem às eleições de 2018, os senadores precisam aprovar a PEC em dois turnos até o dia 7 de outubro.

Os deputados também aprovaram medida provisória assegurando status de ministério para a Secretária-geral da Presidência da República e a criação do Ministério dos Direitos Humanos. Com a aprovação desta MP, o atual chefe da Secretária-geral, Moreira Franco, passa a ter direito a foro privilegiado. Ele é acusado pela Procuradoria Geral da República de pertencer a organização criminosa. O Psol tentou alterar a medida, mas a permanência de status de ministério foi garantida por apenas cinco votos de diferença, 203 deputados favoráveis e 198 contrários.

E em uma sessão marcada por intensos debates, foi aprovada a medida provisória que promove renegociação de dívidas com a União. Os partidos de oposição contrários à medida argumentavam que deputados donos de empresas e os sonegadores de impostos é que serão beneficiados. Para os governistas, ao promover a renegociação de dívidas, a economia poderá ganhar novo fôlego e contribuir para a geração de empregos no país.

Edição — Eliane Breitenbach
Narração — Aline Machado

Fatos e Opiniões

O programa traz toda semana um compacto dos principais debates no Plenário Ulysses Guimarães, , em 30 minutos editados por tema, a partir das matérias legislativas postas em votação, de forma objetiva, numa linguagem atraente.

Telejornal exibido às sextas-feiras, 22h30, com reprises no sábado, às 23h, domingo, às 17h30 e 21h30, e na segunda, às 8h

NOSSAS REDES

MAIS CONTEÚDO SOBRE