Fatos e Opiniões

Programas da TV Câmara

22/09/2017

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

22/09/2017

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Divergências sobre “distritão” dominam debates em Plenário

Numa semana de expectativas sobre o avanço na votação da reforma eleitoral, o Plenário iniciou os trabalhos com a análise do chamado “distritão”. A proposta - que previa mudança do sistema para eleger deputados e vereadores - foi rejeitada. Foram 238 votos contrários.

Os deputados aprovaram em segundo turno a Proposta de emenda à Constituição que trata das coligações. Com a mudança sugerida pelo PPS, as federações partidárias nas eleições proporcionais valerão somente a partir de 2020. O texto também estabelece uma cláusula de desempenho para que os partidos tenham acesso ao fundo partidário e ao tempo de rádio e TV.

Os deputados aprovaram medida provisória que determina o uso de um mínimo de trinta por cento dos recursos do Fundo Penitenciário para ampliação de presídios em todo o país. O ponto que provocou maior divergência foi a possibilidade de aproveitamento - na Força Nacional de Segurança Pública - de reservistas que tenham servido como militares nas Forças Armadas. O PT apresentou destaque contrário, mas foi derrotado.

Edição — Eliane Breitenbach
Narração — Aline Machado

Fatos e Opiniões

O programa traz toda semana um compacto dos principais debates no Plenário Ulysses Guimarães, , em 30 minutos editados por tema, a partir das matérias legislativas postas em votação, de forma objetiva, numa linguagem atraente.

Telejornal exibido às sextas-feiras, 22h30, com reprises no sábado, às 23h, domingo, às 17h30 e 21h30, e na segunda, às 8h

NOSSAS REDES

MAIS CONTEÚDO SOBRE