Expressão Nacional

Novo Código de Processo Penal

De um lado, presídios lotados. O Brasil tem quase 700 mil presos, um terço deles ainda sem julgamento. De outro, a sociedade se queixa da impunidade e de ver pessoas que cometeram delitos em liberdade. Essa situação é complexa e pede múltiplas medidas para ser superada, mas a Câmara dos Deputados está dando um passo nesse sentido ao discutir a renovação do Código de Processo Penal.

O programa conversa com alguns dos parlamentares que devem decidir como ficarão as novas regras de investigação, julgamento e prisão. Também ouve advogados de defesa da regulamentação das prisões preventivas e publicidade das investigações e, ainda, a opinião do Ministério Público sobre o assunto.

Participantes

• Deputado João Campos (PRB/GO), relator da Comissão Especial do Código de Processo Penal.

• Deputado Subtenente Gonzaga (PDT/MG), membro da Comissão Especial do Código de Processo Penal.

• Hugo Leonardo, vice-presidente do Instituto de Defesa do Direito de Defesa (IDDD).

• André Luiz Nicolitt, juiz e professor de Direito Processual e Penal.

Perguntas, críticas e sugestões: telefone 0800 619 619, e-mail expressaonacional@camara.leg.br, Twitter @xnacional, Facebook @expressaonacional e WhatsApp (61) 99620-2573.

Apresentação - Vania Alves

Expressão Nacional

O Expressão Nacional aborda os grandes temas brasileiros. Representantes do governo Federal, da sociedade civil organizada e deputados debatem ao vivo e de forma aprofundada assuntos como economia, política externa, meio ambiente e tecnologia, entre outros. Opiniões que podem influenciar a tramitação dos projetos enviados ao Congresso Nacional. O público participa enviando perguntas, respondidas ao vivo pelos convidados. Este programa dispõe de legenda oculta, na versão exibida na TV Câmara.

Ao vivo toda terça-feira, às 19h, com reprises na quinta, 0h, sexta, 19h, sábado,17h e domingo, às 9h e 19h

Todas as Edições

Mais conteúdo sobre