Participação Popular

Programas da TV Câmara

28/08/2017

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

28/08/2017

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Situação das calçadas do Brasil

No Brasil cerca de 30% das viagens cotidianas são realizadas a pé, mas pesquisa da consultoria Green Mobility revela que 63% gostariam de aderir a essa forma de deslocamento.

O número aparentemente baixo de quem caminha talvez esteja associado à baixa qualidade das calçadas brasileiras, que receberam nota média de 3,40, numa escala de zero a dez.

Atualmente as calçadas são de responsabilidade dos proprietários dos imóveis, mas uma enquete da Mobilize Brasil mostra que 61,51% dos participantes são a favor de que as prefeituras assumam a responsabilidade.

Há quem diga que a qualidade das calçadas são melhor indicador de desenvolvimento humano que o próprio IDH, já que o fluxo de pedestres caminhando na rua aumenta a segurança das cidades além de melhorar a resistência física de quem caminha. Então por que esse meio de locomoção ainda não é uma prioridade?

Participantes desta edição:

  • Benny Schvasberg, pela Associação Andar a Pé;
  • Thiago de Andrade, secretário de Gestão do Território e Habitação do DF;
  • Marta Martorelli, gerente de planejamento da Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades;
  • Philip Anthony Gold, consultor na Associação Nacional de Transportes Públicos;
  • Dep. Mara Gabrilli (PSDB/SP), autora do texto de projeto de Lei apresentado no Senado para padronizar calçadas no Brasil.

O Participação Popular dessa semana vai discutir a situação das calçadas. O programa vai ao ar nesta segunda-feira, ao vivo, às 13h, na TV Câmara, no portal Câmara Notícias (http://tv.camara.leg.br) e o no canal da Câmara no YouTube.

Quem quiser participar, pode mandar comentários e perguntas ligando para 0800-619-619, por e-mail para participacaopopular@camara.leg.br , pelo Twitter (nome de usuário @ParticipacaoPop) ou pelo WhatsApp no número (61) 99620-2573.

Apresentação - Fabricio Rocha

Participação Popular

O que o cidadão comum acha dos temas que o Congresso discute? Um programa de TV que reúne populares, políticos e especialistas que dão uma visão particular sobre o que movimenta os debates parlamentares. É o Participação Popular, onde erro médico, drogas, trânsito, questões trabalhistas, sexualidade, enfim, tudo pode ser discutido. Este programa dispõe de legenda oculta, na versão exibida na TV Câmara.

Programação de Janeiro 2024 | Segunda à sexta das 12 às 13h, ao vivo.

NOSSAS REDES

MAIS CONTEÚDO SOBRE