Câmara Debate

Baixar

Repercussão da Reforma Política

A Câmara já começou a discussão e vota em breve as mudanças que quer ver já nas eleições de 2018.

As principais modificações, que têm dominado os debates, são a troca de sistema eleitoral de proporcional para majoritário, com a criação do distritão e a instituição de um fundo eleitoral.

No distritão são eleitos os deputados mais votados em cada estado.

Vale a votação individual.

No sistema atual, votos individuais e na legenda vão para o partido.

São divididos pelo quociente eleitoral, que é o número de votos necessários para eleger um deputado no estado, e são eleitos os mais votados em cada partido.

Para o fundo, a proposta inicial do relator, deputado Vicente Cândido (PT-SP), é de que ele fosse composto por 5% da receita líquida da união no ano anterior às eleições.

Hoje isso significa 3,6 bilhões.

Mas os debates mostraram que tudo pode mudar um pouco e o Câmara Debate, vai discutir possíveis mudanças e expectativas com os deputados Pauderney Avelino (DEM-AM) e Glauber Braga (PSOL-RJ).

Siga-nos no YouTube e em outras redes sociais:

www.facebook.com/camaradeputados

www.twitter.com/camaradeputados...

Apresentação - Vania Alves

Câmara Debate

Todos os assuntos em discussão na Câmara dos Deputados são pauta para o Câmara Debate. Durante meia hora, dois deputados, preferencialmente com pontos de vista distintos, discutem os grandes temas que movimentam os trabalhos no Legislativo. O Câmara Debate trata em detalhes dos temas das audiências públicas nas comissões permanentes e temporárias, dos trabalhos das comissões parlamentares de inquérito e das votações em plenário.

De segunda a sexta, às 23h. Reprises: segunda a sexta, às 8h e às 20h30; e também de segunda a domingo, às 6h.

facebook twitter youtube

Todas as Edições

Mais conteúdo sobre