Fatos e Opiniões

Programas da TV Câmara

04/08/2017

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

04/08/2017

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Plenário aprova parecer da CCJ pelo não prosseguimento da denúncia contra Michel Temer

Na sessão da última terça-feira (1), três medidas provisórias trancaram a pauta. A oposição não tinha interesse em votar porque seu interesse era outro: modificar o rito de votação do parecer do deputado Paulo Abi-Ackel (PSDB-MG), pela inadmissibilidade da investigação da denúncia por crime de corrupção contra o presidente Michel Temer.

Depois de esclarecido o rito, todos os partidos encaminharam SIM e aprovaram o texto da Medida Provisória 772, que aumenta de 15 para 500 mil o valor da multa para empresas de processamento de produtos de origem animal que infringirem a lei sanitária. Os deputados precisam analisar ainda os destaques.

Já na sessão plenária de quarta-feira (2), a expectativa era a votação do parecer da CCJ, pelo não prosseguimento da denúncia contra Temer. Na tribuna, o advogado de Michel Temer, Antônio Cláudio de Oliveira, desqualificou a acusação da procuradoria geral da República. O relator do parecer vencedor na CCJ, deputado Paulo Abi-Ackel (PSDB-MG), também desqualificou a acusação contra Temer.

Governo e oposição também trocavam farpas fora da tribuna. Com o plenário cheio, o clima esquentou. Depois de muito debate, começou a votação e mesmo com dissidências de alguns partidos e até do PMDB, a oposição não conseguiu os 342 votos necessários para que a denúncia contra Temer fosse analisada no Supremo. Agora, Michel Temer poderá responder na justiça contra a acusação da procuradoria, mas apenas quando não ocupar mais cargo eletivo.

Edição — Eliane Breitenbach
Narração — Aline Machado

Fatos e Opiniões

O programa traz toda semana um compacto dos principais debates no Plenário Ulysses Guimarães, , em 30 minutos editados por tema, a partir das matérias legislativas postas em votação, de forma objetiva, numa linguagem atraente.

Telejornal exibido às sextas-feiras, às 19h, com reprises aos sábados, às 9h, às 20h e às 23h30; aos domingos, às 9h30, às 17h30 e às 21h30; e nas segundas-feiras, às 9h30.

NOSSAS REDES