Participação Popular

Baixar

Qualidade do transporte coletivo

O tempo de espera para tomar uma condução, os percursos longos, a superlotação constante e os altos preços das tarifas estão entre alguns dos problemas que os cidadãos enfrentam no transporte coletivo no Brasil.

De um lado, as empresas reclamam de queda no faturamento e de falta de políticas públicas. Do outro, o governo diz há recursos, mas faltam bons projetos no setor de transportes.

Na Câmara, há diversas propostas sobre o tema. Uma delas permite aos municípios e ao Distrito Federal instituir contribuição para custear o transporte público coletivo urbano, como ônibus e metrô. Hoje, a maior parte do financiamento do transporte vem das passagens, o que, segundo especialistas, não é viável e nem aplicado em países que servem de modelo para o assunto.

Participantes

– José Roberto Generoso, secretário nacional de Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades;

– Otávio Cunha, presidente da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos;

– Deputado Mário Negromonte Jr. (PP/BA), relator da comissão especial sobre destinação de recursos da Cide.

Perguntas, críticas e sugestões: 0800 619 619, e-mail participacaopopular@camara.leg.br, Twitter @participacaopop e WhatsApp (61) 99620-2573.

Apresentação - Fabricio Rocha

Participação Popular

O que o cidadão comum acha dos temas que o Congresso discute? Nesse programa, populares, políticos e especialistas dão a sua visão do que movimenta os debates parlamentares. Mande sua pergunta ou opinião para o 0800 619 619, o email participacaopopular@camara.leg.br ou pelo Twitter @participacaopop

Estreia: segunda, às 13h. Reprises: segunda, 22h; quarta, à 1h e às 21h30; sábado, às 16h; domingo, às 10h.

facebook twitter youtube whatsapp