Câmara Debate

Programas da TV Câmara

03/07/2017

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

03/07/2017

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Duas propostas de reforma política mudam bastante o sistema eleitoral

A Câmara analisa paralelamente duas propostas de reforma política. Uma delas, do Senado, estabelece o fim das coligações e cria a cláusula de barreira, mudanças que alteram profundamente a vida dos pequenos partidos. A outra, que está em estágio mais avançado de discussão, propõe a lista fechada de votações, um fundo eleitoral que pode chegar a mais de R$ 3 bilhões em anos de eleições nacionais e R$ 2,2 bilhões em disputas municipais, e o estabelecimento de um sistema eleitoral distrital misto, a partir das eleições de 2022.

No meio das discussões, ganha força no Congresso o debate em torno do “distritão”, que poderia entrar em vigor em 2018. Por esse sistema, os estados seriam divididos em distritos e seriam eleitos os deputados mais votados em cada um deles. Hoje, as cadeiras da Câmara são distribuídas proporcionalmente aos votos obtidos pelo partido ou coligação e preenchidas pelos candidatos mais votados até o limite das vagas obtidas.

Os deputados Tadeu Alencar (PSB-PE) e Arnaldo Jordy (PPS-PA) falam sobre essas propostas de reforma política.

Siga-nos no YouTube e em outras redes sociais:

www.facebook.com/camaradeputados

www.twitter.com/camaradeputados

Apresentação - Vania Alves

Câmara Debate

Dois deputados, preferencialmente com pontos de vista distintos, discutem os grandes temas que movimentam os trabalhos no Legislativo.

NOSSAS REDES

MAIS CONTEÚDO SOBRE