Participação Popular

Baixar

Estreia: 22/05/2017

O futuro dos museus no Brasil

Os museus querem estar também no futuro, recorrem à tecnologia, principalmente ao uso de recursos interativos. Por ouro lado, críticos argumentam que tecnologias se tornam obsoletas em pouco tempo e o que precisa ser realçado são as boas ideias para explicar a história.

Para o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), é preciso investir R$ 244 milhões para requalificar os museus. Mas ainda existe o problema com os espaços abandonados, que estão fora dessa estimativa.

O Participação Popular discute esse assunto e, ainda, o futuro profissional dos museólogos, a média de visitação dos museus, entre outros subtemas.

Participaram do debate:

- José Murilo Costa Carvalho Júnior, coordenador de Arquitetura da Informação Museal / Instituto Brasileiro de Museus (Ibram);

- Wagner Barja, coordenador do Museu Nacional da República;

- Dep. Thiago Peixoto (PSD/GO), presidente da Comissão de Cultura;

- Gustavo Pacheco, subsecretário do Patrimônio Cultural;

- Newton Fabiano Soares, representante do Conselho Regional de Museologia da 4ª Região;

- Thomas Nizio, Museólogo e sócio fundador da Muse1 soluções em Museus e Coleções.

Perguntas, críticas e sugestões: 0800 619 619, e-mail participacaopopular@camara.leg.br, Twitter @participacaopop e WhatsApp: (61) 99620.2573.

Apresentação - Fabricio Rocha

Participação Popular

O que o cidadão comum acha dos temas que o Congresso discute? Nesse programa, populares, políticos e especialistas dão a sua visão do que movimenta os debates parlamentares. Mande sua pergunta ou opinião para o 0800 619 619, o email participacaopopular@camara.leg.br ou pelo Twitter @participacaopop

Estreia: segunda, às 13h. Reprises: segunda, 22h; quarta, à 1h e às 21h30; sábado, às 16h; domingo, às 10h.

facebook twitter youtube whatsapp

Todas as Edições