Participação Popular

Programas da TV Câmara

20/03/2017

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

20/03/2017

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Reforma trabalhista

A proposta de reforma trabalhista que tramita na Câmara dos Deputados permite, entre outros pontos, que o cumprimento da jornada diária seja negociado entre patrões e empregados.

Os defensores da proposta afirmam que a lei viabilizaria a contratação legal de profissionais em atividades que exigem mais ou menos trabalho, dependendo do período ou temporada, como hotéis de praia, que no verão precisam de mais gente.

Os críticos da proposta argumentam que ela cria mecanismos para institucionalizar o trabalho informal e propõe algo que permitiria ao patrão o direito de convocar o funcionário para trabalhar em qualquer hora ou lugar, de maneira exploratória.

O tema envolve o polêmico “negociado sobre o legislado”, onde acordos estabelecidos nas relações entre patrões e empregados teriam mais valor do que o que está definido em lei.

Os participantes desta edição são o subsecretário-geral da União Geral dos Trabalhadores (UGT Nacional), Canindé Pegado; o assessor jurídico da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária no Brasil (CNA), Frederico Melo; o deputado Rogério Marinho (PSDB-RN), relator da comissão especial da reforma trabalhista, e o deputado Wadih Damous (PT-RJ), também integrante do colegiado. 

Você sempre pode fazer perguntas pelo 0800 619 619, WhatsApp (61) 99620-2573, e-mail participacaopopular@camara.leg.br, Twitter @participacaopop e, ainda, pela sala de bate-papo do portal e-Democracia.

Apresentação - Fabricio Rocha

Participação Popular

O que o cidadão comum acha dos temas que o Congresso discute? Um programa de TV que reúne populares, políticos e especialistas que dão uma visão particular sobre o que movimenta os debates parlamentares. É o Participação Popular, onde erro médico, drogas, trânsito, questões trabalhistas, sexualidade, enfim, tudo pode ser discutido. Este programa dispõe de legenda oculta, na versão exibida na TV Câmara.

Programação de Janeiro 2024 | Segunda à sexta das 12 às 13h, ao vivo.

NOSSAS REDES