Participação Popular

Programas da TV Câmara

30/01/2017

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

30/01/2017

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Aumento das passagens e qualidade dos transportes

É fato verídico que no Brasil a qualidade do transporte público em geral é muito ruim e cara. Ônibus velhos, superlotados e muita espera nos pontos de ônibus e metrô.

Mal começou o ano de 2017 e algumas cidades aumentaram o preço das passagens em até 25%, o que é muito acima da inflação no período de novembro de 2015 à novembro de 2016.

As tarifas cobradas, teoricamente, são para a manutenção do sistema. Como fatores das altas tarifas, os empresários apontam o preço dos combustíveis e as gratuidades a policiais, carteiros, estudantes e idosos.

Porque as planilhas dos custos do transporte não são discutidas com a sociedade? Porque as condições oferecidas à população são de péssima qualidade? Falta Fiscalização? Esse é o tema do Participação Popular desta segunda-feira (30), que será transmitido ao vivo, a partir de 13h.

Os convidados são o professor do Departamento de Economia da Universidade de Brasília (UnB) Newton Ferreira da Silva Marques; e o presidente executivo da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), Otávio Cunha. O deputado Júlio Lopes (PP-RJ), relator do substitutivo ao projeto de lei 5.010/16 que altera a Política Nacional de Mobilidade Urbana, aprovado pela Comissão de Viação e Transportes, participa do programa por telefone. E o representante do Movimento Passe Livre do Distrito Federal e Entorno (MPL-DF), Paíque Duques, concede entrevista direto do link ao vivo na região central de Brasília.

Participe também, envie sua pergunta pelo 0800 619 619, WhatsApp (61) 99620-2573, e-mail participacaopopular@camara.leg.br ou Twitter @participacaopop.

Apresentação - Fabricio Rocha

Participação Popular

O que o cidadão comum acha dos temas que o Congresso discute? Um programa de TV que reúne populares, políticos e especialistas que dão uma visão particular sobre o que movimenta os debates parlamentares. É o Participação Popular, onde erro médico, drogas, trânsito, questões trabalhistas, sexualidade, enfim, tudo pode ser discutido. Este programa dispõe de legenda oculta, na versão exibida na TV Câmara.

Programação de Janeiro 2024 | Segunda à sexta das 12 às 13h, ao vivo.

NOSSAS REDES