Documentários

Programas da TV Câmara

Estreia: Invalid date

Senhor deputado Ulysses Guimarães - 1º Episódio

Dividido em três episódios, o documentário Senhor Deputado Ulysses Guimarães, dirigido pelo jornalista Roberto Seabra, narra, na primeira parte, a chegada de Ulysses ao mundo da política, ainda nos anos 1940, até sua consagração como líder da oposição ao regime militar, em meados dos anos 70.

O segundo episódio mostra a luta de Ulysses e do MDB, partido que presidiu por mais de vinte anos, pela redemocratização. Lembra a campanha pelas Diretas-Já, a eleição de Tancredo Neves pelo Colégio Eleitoral e o drama da morte do presidente eleito.

A terceira e última parte do documentário tem início com a Assembleia Nacional Constituinte, da qual Ulysses foi presidente. O episódio mostra também a participação de Ulysses Guimarães nas eleições presidenciais de 1989, quando amargou sua única derrota eleitoral, e sua presença destacada no processo de impeachment do presidente Fernando Collor.

Entre os entrevistados, estão os deputados Heráclito Fortes, Jarbas Vasconcelos, José Fogaça e Miro Teixeira; os jornalistas Luiz Gutemberg e Jorge Bastos Moreno; a cientista política Lúcia Hipólito; o fotógrafo Orlando Brito; o advogado e ex-governador de São Paulo Cláudio Lembo; a cantora Fafá de Belém; Marco Aurélio, ex-proprietário do restaurante Piantella, em Brasília; e Tito Enrique, enteado de Ulysses, filho de dona Mora.

A TV Câmara também está produzindo vários programas e debates em homenagem a Ulysses, que incluem uma série de entrevistas com o presidente da República, Michel Temer; o ex-presidente José Sarney; o ex-deputado Ibsen Pinheiro; e o ministro Moreira Franco, entre outros convidados.

 

Direção e roteiro – Roberto Seabra

Produção – Pedro Henrique Sassi e Lia Tavares

Direção e roteiro - Roberto Seabra Produção - Pedro Henrique Sassi e Lia Tavares
Documentários

Documentários sobre temas diversos produzidos pela TV Câmara.

Estreia: sexta, às 21h30. Reprises: sábado 8h, 15h e 22h30; domingo, 6h30, 12h e 20h e segunda às 19h.

NOSSAS REDES

MAIS CONTEÚDO SOBRE